Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/11943
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_FernandadoNascimentodeSouza.pdf410,93 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Curso de graduação em Ciências Contábeis da Universidade de Brasília : uma análise crítico-reflexiva do cenário atual
Autor(es): Souza, Fernanda do Nascimento de
Orientador(es): Fernandes, Bruno Vinícius Ramos
Assunto: Ciências Contábeis - ensino superior
Universidade de Brasília (UnB)
Universidade de Brasília (UnB) - Ciências Contábeis
Data de apresentação: Jul-2013
Data de publicação: 12-Fev-2016
Referência: SOUZA, Fernanda do Nascimento de. Curso de graduação em Ciências Contábeis da Universidade de Brasília: uma análise crítico-reflexiva do cenário atual. 2013. 47 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: A área contábil tem passado por grandes mudanças e expansão nos últimos tempos. A percepção de que o contador é responsável exclusivamente pela elaboração de demonstrações financeiras e declaração do Imposto de Renda está ultrapassada. O profissional contábil está adquirindo funções cada vez mais voltadas ao gerenciamento. Diante de tais transformações, o cenário indica a qualidade do ensino que os graduados em Contabilidade receberam na faculdade como o principal diferencial. Assim, o objetivo desse estudo é verificar qual é o cenário atual da graduação em Ciências Contábeis da UnB. Para isso analisou-se dados relativos à alocação e distribuição de recursos financeiros na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, características gerais do curso e desempenho dos alunos no período de 2007 a 2012. Concluiu-se que o cenário atual da graduação não é favorável, visto que a quantidade de alunos regulares dobrou nos últimos anos – em decorrência do aumento exagerado do número de vagas – além da quantidade de recursos recebidos pelo Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais para cobrir gastos que são imprescindíveis para o bom andamento do ensino está diminuindo. Com o aumento do número de vagas a nota exigida para o ingresso no curso através do vestibular apresentou uma diminuição brusca, sendo assim vários alunos estão conseguindo ingressar na universidade sem o devido preparo que a graduação exige, acarretando no aumento da quantidade de reprovações e, consequentemente, na falta de vagas em disciplinas obrigatórias. Além disso, há uma diferença muito grande entre o número de ingressantes e formados a cada semestre.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2013.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons