Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/11943
Título: | Curso de graduação em Ciências Contábeis da Universidade de Brasília : uma análise crítico-reflexiva do cenário atual |
Autor(es): | Souza, Fernanda do Nascimento de |
Orientador(es): | Fernandes, Bruno Vinícius Ramos |
Assunto: | Ciências Contábeis - ensino superior Universidade de Brasília (UnB) Universidade de Brasília (UnB) - Ciências Contábeis |
Data de apresentação: | Jul-2013 |
Data de publicação: | 12-Fev-2016 |
Referência: | SOUZA, Fernanda do Nascimento de. Curso de graduação em Ciências Contábeis da Universidade de Brasília: uma análise crítico-reflexiva do cenário atual. 2013. 47 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. |
Resumo: | A área contábil tem passado por grandes mudanças e expansão nos últimos tempos. A percepção de que o contador é responsável exclusivamente pela elaboração de demonstrações
financeiras e declaração do Imposto de Renda está ultrapassada. O profissional contábil está adquirindo funções cada vez mais voltadas ao gerenciamento. Diante de tais transformações, o cenário indica a qualidade do ensino que os graduados em Contabilidade receberam na
faculdade como o principal diferencial. Assim, o objetivo desse estudo é verificar qual é o cenário atual da graduação em Ciências Contábeis da UnB. Para isso analisou-se dados relativos à alocação e distribuição de recursos financeiros na Faculdade de Economia,
Administração e Contabilidade, características gerais do curso e desempenho dos alunos no período de 2007 a 2012. Concluiu-se que o cenário atual da graduação não é favorável, visto
que a quantidade de alunos regulares dobrou nos últimos anos – em decorrência do aumento exagerado do número de vagas – além da quantidade de recursos recebidos pelo Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais para cobrir gastos que são imprescindíveis para o bom andamento do ensino está diminuindo. Com o aumento do número de vagas a nota
exigida para o ingresso no curso através do vestibular apresentou uma diminuição brusca, sendo assim vários alunos estão conseguindo ingressar na universidade sem o devido preparo que a graduação exige, acarretando no aumento da quantidade de reprovações e,
consequentemente, na falta de vagas em disciplinas obrigatórias. Além disso, há uma diferença muito grande entre o número de ingressantes e formados a cada semestre. |
Informações adicionais: | Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2013. |
Aparece na Coleção: | Ciências Contábeis
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons