Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/11943
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_FernandadoNascimentodeSouza.pdf410,93 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorFernandes, Bruno Vinícius Ramos-
dc.contributor.authorSouza, Fernanda do Nascimento de-
dc.identifier.citationSOUZA, Fernanda do Nascimento de. Curso de graduação em Ciências Contábeis da Universidade de Brasília: uma análise crítico-reflexiva do cenário atual. 2013. 47 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.en
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2013.en
dc.description.abstractA área contábil tem passado por grandes mudanças e expansão nos últimos tempos. A percepção de que o contador é responsável exclusivamente pela elaboração de demonstrações financeiras e declaração do Imposto de Renda está ultrapassada. O profissional contábil está adquirindo funções cada vez mais voltadas ao gerenciamento. Diante de tais transformações, o cenário indica a qualidade do ensino que os graduados em Contabilidade receberam na faculdade como o principal diferencial. Assim, o objetivo desse estudo é verificar qual é o cenário atual da graduação em Ciências Contábeis da UnB. Para isso analisou-se dados relativos à alocação e distribuição de recursos financeiros na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, características gerais do curso e desempenho dos alunos no período de 2007 a 2012. Concluiu-se que o cenário atual da graduação não é favorável, visto que a quantidade de alunos regulares dobrou nos últimos anos – em decorrência do aumento exagerado do número de vagas – além da quantidade de recursos recebidos pelo Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais para cobrir gastos que são imprescindíveis para o bom andamento do ensino está diminuindo. Com o aumento do número de vagas a nota exigida para o ingresso no curso através do vestibular apresentou uma diminuição brusca, sendo assim vários alunos estão conseguindo ingressar na universidade sem o devido preparo que a graduação exige, acarretando no aumento da quantidade de reprovações e, consequentemente, na falta de vagas em disciplinas obrigatórias. Além disso, há uma diferença muito grande entre o número de ingressantes e formados a cada semestre.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordCiências Contábeis - ensino superioren
dc.subject.keywordUniversidade de Brasília (UnB)en
dc.subject.keywordUniversidade de Brasília (UnB) - Ciências Contábeisen
dc.titleCurso de graduação em Ciências Contábeis da Universidade de Brasília : uma análise crítico-reflexiva do cenário atualen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladoen
dc.date.accessioned2016-02-12T16:39:34Z-
dc.date.available2016-02-12T16:39:34Z-
dc.date.issued2016-02-12T16:39:34Z-
dc.date.submitted2013-07-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/11943-
dc.language.isoPortuguêsen
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons