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dc.contributor.advisorCarvalho, Sônia Marise Salles-
dc.contributor.authorSantos, Alan Ricardo Silva dos-
dc.identifier.citationSANTOS, Alan Ricardo Silva dos. Economia solidária e educação popular: um diálogo necessário na cooperativa sonho de liberdade. 2015. 72 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2015.en
dc.description.abstractO presente trabalho trata de refletir sobre a Cooperativa Sonho de Liberdade partindo da concepção que o princípio educativo se faz, e vem pautado na Economia Solidária. Utiliza-se para isso a proposta da Economia Solidária na educação buscado na pedagogia da autogestão e nas aproximações e princípios da Educação Popular, e com os ideais de igualdade e cooperação sustentados pela Economia Solidária. Utilizaram-se métodos e aportes da pesquisa-ação tendo como método de abordagem qualitativa, com coleta de dados pela observação e entrevista individual e análise desses dados. Neste contexto, objetiva-se relatar as vivências realizadas no currículo de pedagogia no campo de projetos 3, 4 e 5 em Economia Solidária e Educação Popular de maneira a assistir, analisar e fomentar práticas de desenvolvimento na Cooperativa Sonho de Liberdade em contraposição à lógica do capitalismo e do mercado excludente. Buscou-se verificar através dos encontros o entrelaçamento do processo educativo e gestionário, inseridos na divulgação na cooperativa. Os resultados mostraram a necessidade da cooperativa se configurar como organização autogestionárias de grupos populares, o que refletiu no êxito do projeto de pesquisa. O que leva a concluir que na perspectiva da educação popular e da economia solidária, a emancipação dos setores populares pode ser construída tendo por base conhecimentos estratégicos, reflexão, questionamento da realidade, construção coletiva de outras formas de comercializar, produzir, gestionar e de desenvolver a comunidade local. _________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractThe present work comes to reflect on the Cooperative Dream of Freedom based on the conception that the educational principle is, and has been guided by the Solidarity Economy. Uses for this the proposal of the Solidarity Economy in education sought in the pedagogy of self-management and in approaches and principles of Popular Education, and with the ideal of equality and cooperation supported by Solidarity Economy. We used methods and contributions of the action research method qualitative approach, with data collection by observation and individual interviews and analysis of these data. In this context, the objective is to relate the experiences made in the teaching curriculum in project field 3, 4 and 5 in Economy of Solidarity and Popular Education in such a way as to watch, analyze and promote development practices in Cooperative Dream of Freedom as opposed to the logic of capitalism and the market exclusive. We tried to check through the meetings the interweaving of the educational process and manager, inserted in the disclosure in the cooperative. The results showed the need for the cooperative to configure as self-managed organization of popular groups, which reflected the success of the research project. This leads to the conclusion that in the perspective of popular education and the economy of solidarity, the emancipation of popular sectors can be built based on strategic knowledge, reflection, questioning reality, collective construction of other forms of marketing, produce, manage and develop the local community.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordEducação popularen
dc.subject.keywordPesquisa-ação em educaçãoen
dc.subject.keywordEconomia solidáriaen
dc.titleEconomia solidária e educação popular : um diálogo necessário na cooperativa sonho de liberdadeen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2016-02-12T16:10:32Z-
dc.date.available2016-02-12T16:10:32Z-
dc.date.issued2016-02-12T16:10:32Z-
dc.date.submitted2015-07-05-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/11938-
dc.language.isoPortuguêsen
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