Resumo: | Este estudo teve por objetivo descrever os conteúdos desenvolvidos no Ensino Médio de uma escola estadual no município de Jangada - MT. Foi feito uma pesquisa de campo, utilizando 3 estudos de casos, sob abordagem qualitativa descritiva, com aplicação de entrevista a partir de 10 questões abertas, com professores de educação física da Escola Arnaldo Estevão de Figueiredo. O estudo obedeceu os aspectos éticos da Resolução 196/96 quanto à produção do termo de consentimento livre e esclarecido e termo de autorização, além de diretrizes como não maleficiência, confidencialidade e veracidade, sendo de tutela da universidade e utilizado apenas para fins acadêmicos e de formação pela não submissão à Comitê de Ética em Pesquisa com seres humanos. Feito levantamento pelos teóricos sobre a educação física, uma revisão acerca das premissas do ensino e seus objetivos e conteúdos, passou-se a análise dos dados da entrevista realizada em Maio de 2015, de forma a saturar as falas dos participantes Os assuntos de maior repetição foram: importância e relevância da educação física, a educação física para formação individual e social, educação física e relação com conteúdos interdisciplinares e sua aplicabilidade, e o papel do professor de educação física. Foi feita análise de conteúdo das narrativas juntamente com a literatura e os parâmetros curriculares nacionais do ensino médio para a educação física. Com isto, criou-se 3 categorias de discussão: I - Importância e relevância da educação física na formação individual e social dos educandos, II - A Educação Física: conteúdos interdisciplinares e sua aplicabilidade, e, III - O papel do professor da educação física. O estudo conseguiu vislumbrar a realidade dos professores de Educação Física e a dinâmica de seus trabalhos, e, especialmente os conteúdos ministrados e a interdisciplinaridade inerente à esta formação e profissão. Demonstra que a educação física possui um potencial exponencial de socialização, desenvolvimento e transformação das realidades sociais, sendo um veículo para promoção da saúde e da educação em saúde, devendo ser trabalhado de forma interdisciplinar conforme prerrogativas da PCNEM. |