Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Soares, José Manoel Montanha da Silveira | - |
dc.contributor.author | Passos, Bláiony de Paula Arantes | - |
dc.identifier.citation | PASSOS, Bláiony de Paula Arantes. Educação física escolar: conteúdos desenvolvidas no ensino médio. 2015. 43 f. Monografia (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Barra do Bugres-MT, 2015. | en |
dc.description | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Curso de Licenciatura em Educação Física do Programa Universidade Aberta do Brasil, 2015. | en |
dc.description.abstract | Este estudo teve por objetivo descrever os conteúdos desenvolvidos no Ensino Médio de uma escola estadual no município de Jangada - MT. Foi feito uma pesquisa de campo, utilizando 3 estudos de casos, sob abordagem qualitativa descritiva, com aplicação de entrevista a partir de 10 questões abertas, com professores de educação física da Escola Arnaldo Estevão de Figueiredo. O estudo obedeceu os aspectos éticos da Resolução 196/96 quanto à produção do termo de consentimento livre e esclarecido e termo de autorização, além de diretrizes como não maleficiência, confidencialidade e veracidade, sendo de tutela da universidade e utilizado apenas para fins acadêmicos e de formação pela não submissão à Comitê de Ética em Pesquisa com seres humanos. Feito levantamento pelos teóricos sobre a educação física, uma revisão acerca das premissas do ensino e seus objetivos e conteúdos, passou-se a análise dos dados da entrevista realizada em Maio de 2015, de forma a saturar as falas dos participantes Os assuntos de maior repetição foram: importância e relevância da educação física, a educação física para formação individual e social, educação física e relação com conteúdos interdisciplinares e sua aplicabilidade, e o papel do professor de educação física. Foi feita análise de conteúdo das narrativas juntamente com a literatura e os parâmetros curriculares nacionais do ensino médio para a educação física. Com isto, criou-se 3 categorias de discussão: I - Importância e relevância da educação física na formação individual e social dos educandos, II - A Educação Física: conteúdos interdisciplinares e sua aplicabilidade, e, III - O papel do professor da educação física. O estudo conseguiu vislumbrar a realidade dos professores de Educação Física e a dinâmica de seus trabalhos, e, especialmente os conteúdos ministrados e a interdisciplinaridade inerente à esta formação e profissão. Demonstra que a educação física possui um potencial exponencial de socialização, desenvolvimento e transformação das realidades sociais, sendo um veículo para promoção da saúde e da educação em saúde, devendo ser trabalhado de forma interdisciplinar conforme prerrogativas da PCNEM. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Educação física (Ensino médio) | en |
dc.subject.keyword | Ensino médio | en |
dc.subject.keyword | Professores de educação física | en |
dc.title | Educação física escolar : conteúdos desenvolvidas no ensino médio | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | en |
dc.date.accessioned | 2016-02-12T15:41:39Z | - |
dc.date.available | 2016-02-12T15:41:39Z | - |
dc.date.issued | 2016-02-12T15:41:39Z | - |
dc.date.submitted | 2015-07-28 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/11930 | - |
dc.language.iso | Português | en |
Aparece na Coleção: | Educação Física
|