Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/11924
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_GustavoCarvalhoCardoso.pdf234,34 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Diferenças e semelhanças entre Português Brasileiro (PB) e Português Europeu (PE) – visão panorâmica entre a sociohistória e a estrutura dessas línguas
Autor(es): Cardoso, Gustavo Carvalho
Orientador(es): Rodrigues, Ulisdete Rodrigues de Souza
Assunto: Língua portuguesa
Português do Brasil
Português Europeu (PE)
Sociolinguística
Data de apresentação: 10-Jul-2015
Data de publicação: 12-Fev-2016
Referência: CARDOSO, Gustavo Carvalho. Diferenças e semelhanças entre Português Brasileiro (PB) e Português Europeu (PE) – visão panorâmica entre a sociohistória e a estrutura dessas línguas. 2015. [21] f. Monografia (Licenciatura em Letras Português) - Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Este artigo propõe uma revisão de fatores sociohistóricose estruturais que aproximam e, por vezes, distanciam o Português Brasileiro (PB) do Português Europeu (PE). A finalidade deste trabalho é levantar e destacar indícios encontrados na história e na língua que possam legitimar a diferenciação, apesar das muitas semelhanças e da base comum entre as línguas em comparação. Além disso, pretende-se estender a discussão para o impacto de estudos desse gênero às salas de aula de Educação Básica no Brasil. Este estudo situa-se na área da Sociolinguística, tendo como referências Bagno (2009, 2013), Barne (2000), Bortoni-Ricardo (2005), Houaiss (1992), Kato (1996), Lucchesi (2004), Teyssier (2007),Naro&Scherre (2007), entre outros. A conclusão expõe o posicionamento do autor acerca das diferenças entre PB e PE e a relevância desse posicionamento para a realidade das salas de aula, no Brasil.
Abstract: This article proposes a review of socio-historical and structural factors that approach and sometimes distant from the Brazilian Portuguese (BP) of the European Portuguese (EP). The purpose of this work is to raise and highlight evidence found in the history and language that could legitimize the differentiation, despite the many similarities and common ground between the languages in comparison. In addition, it intends to extend the discussion to the impact of studies like this to Basic Education classrooms in Brazil. This study lies in the area of Sociolinguistics, and the following authors are some of the referential used as Bagno (2009, 2013), Barne (2000), Bortoni-Ricardo (2005), Houaiss (1992), Kato (1996), Lucchesi (2004), Teyssier (2007), and Naro&Scherre (2007), among others. The conclusion exposes the positioning of the author about the differences between PB and PE and the importance of this position to the reality of classrooms in Brazil.
Informações adicionais: Monografia (graduação) - Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, 2015.
Aparece na Coleção:Letras - Português



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons