Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/11913
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_MarinaLacerdaCordeiro.pdf694,86 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Práticas pedagógicas na escola : o tradicional e inovador na sala de aula
Autor(es): Cordeiro, Marina Lacerda
Orientador(es): Rodrigues, Fátima Lucília Vidal
Assunto: Práticas pedagógicas
Cotidiano escolar
Inovações educacionais
Atividades criativas na sala de aula
Data de apresentação: Dez-2014
Data de publicação: 12-Fev-2016
Referência: CORDEIRO, Marina Lacerda. Práticas pedagógicas na escola: o tradicional e inovador na sala de aula. 2014. 68 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso foi realizado a partir de observações e práticas pedagógicas em uma escola pública do Distrito Federal, com o objetivo de investigar quais as diferenças percebidas nas práticas tradicionais e inovadoras no cotidiano da escola, entendendo-as como práticas que dialogam com autonomia, corresponsabilidade e solidariedade. Para a construção desse trabalho foi utilizado uma fundamentação teórica com base nos autores Illich (1985), Freire (2001), Cunha (2007), Pacheco (2011), Saviani (2012) e Muñoz (2013). Assim, o desenvolvimento metodológico foi realizado a partir de uma abordagem qualitativa, com a utilização de observação participante, construção de diário de campo e análises dos recortes do mesmo. Dessa forma, acreditando em uma escola que deve estar em constante transformação em busca de práticas que incentivam a autonomia, responsabilidade, e solidariedade é possível refletir, ao longo deste trabalho, sobre as diferenças entre formas de educar que, de certa forma, traduzem também maneiras de se conceber o mundo. _____________________________________________________________________ ABSTRACT
This course conclusion work was carried out from observations and teaching practices in a public school in the Federal District, in order to investigate which perceived differences in traditional and innovative practices in the school routine, understanding them as practices that dialogue with autonomy, responsibility and solidarity. To construct this study we used a theoretical foundation based on the authors Illich (1985), Freire (2001), Cunha (2007), Pacheco (2011), Saviani (2012) and Muñoz (2013). Thus, the methodological development was carried out from a qualitative approach, using participant observation, daily construction field and analysis of even the clippings. Thus, believing in a school that should be in constant transformation in search of practices that encourage autonomy, responsibility, and solidarity can be reflected throughout this work, about the differences between ways of educating that somehow translate also ways of conceiving the world.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2014.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons