Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/11907
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_CristianeFernandesGuimarães.pdf900,16 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Vivências com os processos de alfabetização/letramento em uma escola de educação infantil inovadora : entre formigas e piratas
Autor(es): Guimarães, Cristiane Fernandes
Orientador(es): Rodrigues, Maria Alexandra Militão
Assunto: Alfabetização
Letramento
Educação de crianças
Data de apresentação: 2014
Data de publicação: 12-Fev-2016
Referência: GUIMARÃES, Cristiane Fernandes. Vivências com os processos de alfabetização/letramento em uma escola de educação infantil inovadora: entre formigas e piratas. 2014. 76 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Escrito a partir de vivências como educadora na Vivendo e Aprendendo, participando da vida associativa da escola e desenvolvendo dois projetos pedagógicos em sala, sendo eles: As formigas do mundo e A sociedade secreta dos piratas: o pirata que há em nós. O presente ensaio tem como objetivo refletir sobre os processos e práticas de alfabetização/letramento em uma escola de educação infantil inovadora. Para suscitar esta reflexão revisto meu diário de bordo, no qual relato esta experiência da palavra vivenciada com as crianças, resgato os relatórios gerais que elucidam como os projetos são desenvolvidos e dialogo com o Paulo Freie e Madalena Freire sobre a leitura de mundo e a leitura da palavra. Com Emília Ferreiro e Ana Teberosky sobre a postura do educador diante da construção do conhecimento com relação ao sistema de representação da língua escrita. Por último, com Magda Soares e Marlene Carvalho que esclarecem o que é a alfabetização e o que é letramento, e como os dois se relacionam historicamente. Assim, por meio do revisitar das vivências e do diálogo com os autores refletimos sobre os processos e práticas de alfabetização/letramento na Vivendo e Aprendendo. Esclarecemos algumas dúvidas, perplexidades, curiosidades da associação e a encorajamos a aprofundar seus estudos sobre a alfabetização, o letramento e instigar a sua troca de saberes e experiências. _________________________________________________________________________ ABSTRACT
Written from experiences as an educator in Vivendo e Aprendendo, participating in the community life of the school and educational projects in developing in class, which: As formigas do mundo e A sociedade secreta dos piratas: o pirata que há em nós. This essay aims to reflect on the processes and practices of literacy / literacy in an innovative early childhood education school. To raise this reflection revised my logbook, in which the word reporting this experience experienced with children, redeem the general reports that elucidate how projects are developed and dialogue with Paulo Freire and Magdalena Freire about reading the world and reading word. With Emilia Ferreiro and Ana Teberosky on the educator's posture before the construction of knowledge with respect to the representation of written language. At least, with Magda Soares and Marlene Carvalho clarifying what is literacy and what literacy system, and how the two relate historically. Thus, through revisiting the experiences and dialogue with the authors reflect on the processes and practices of literacy / literacy in Vivendo e Aprendendo. We clarify some doubts, perplexities, curiosities of the association and encourage further study on literacy and literacy and instigate its exchange of knowledge and experiences.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2014.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons