Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/11905
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_NataliaContini.pdf2,96 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A importância da mediação do professor no processo de compreensão leitora de um sujeito que tem o português como segunda língua
Autor(es): Contini, Natalia
Orientador(es): Freitas, Vera Lucas de
Assunto: Compreensão na leitura
Aquisição da segunda língua
Data de apresentação: Jul-2014
Data de publicação: 12-Fev-2016
Referência: CONTINI, Natalia. A importância da mediação do professor no processo de compreensão leitora de um sujeito que tem o português como segunda língua. 2014. 115 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Este trabalho emergiu da iniciação à pesquisa proposta pelo Projeto 3 da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília na área da Língua Materna, Alfabetização e Literatura, coordenada pela Profa. Dra. Vera Aparecida de Lucas Freitas no 1º semestre de 2013. A proposta de projeto baseou-se na mediação realizada por uma discente da Universidade de Brasília com uma aluna do Ensino Fundamental da cidade do Núcleo Bandeirante. O trabalho apresentado tem como objetivo entender a importância da mediação em leitura para uma criança que tem o português como segunda língua a partir da observação e análises de protocolos de leitura e prática realizadas pela pesquisadora. A técnica utilizada pela pesquisadora se baseia nos três tipos de perguntas como a objetiva, inferencial e crítico-reflexivo que, por sua vez, têm como intuito compreender como o aluno raciocina ao ler um texto e de quais ferramentas ele se utiliza para uma melhor compreensão. Foram utilizadas práticas que tiveram como objetivo inserir o aluno na atividade e fazer dos seus conhecimentos prévios e do seu senso comum, o ponto de partida para a aprendizagem e para a compreensão do texto escrito. As estratégias de leitura ditadas pela autora Isabel Solé foram a base para a construção e realização do projeto como também as teorias de Vygotsky. A metodologia utilizada foi a da leitura tutorial, proposta pela autora, onde há um maior envolvimento do aluno na atividade de leitura, em que são trazidos à tona os conhecimentos que este possui indo além do que o texto aborda relacionando-o com o contexto social no qual o aluno está inserido e resgatando a identidade deste pela reflexão do texto. Além do texto escrito, foram utilizadas as imagens e os mapas presentes no texto escolhido como sendo um exercício de interpretação de textos multimodais. Foi trabalhada: a análise do título, o caráter reflexivo e crítico do aluno, a identificação do significado das palavras-chave, a localização das informações, as inferências, a utilização dos conhecimentos prévios para a inferência do significado das palavras foram os pontos mais valorizados na elaboração do roteiro. Pode-se perceber que a aluna, ao final da atividade proposta, ampliou o seu conhecimento e enriqueceu o seu vocabulário, além de estabelecer uma relação dos conteúdos dados com o contexto no qual esta está inserida.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2014.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons