Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/11896
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_ThabataUtsumidaSilveira.pdf2,18 MBAdobe PDFver/abrir
Título: O papel da comunicação governamental na gestão por resultados
Autor(es): Silveira, Thábata Utsumi da
Orientador(es): Oliveira, Paula Renata Pantoja de
Assunto: Comunicação organizacional
Gestão por resultados
Setor público - gestão por resultados
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 11-Fev-2016
Referência: SILVEIRA, Thábata Utsumi da. O papel da comunicação governamental na gestão por resultados. 2015. 97 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração Pública)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015.
Resumo: No atual contexto político, caracterizado pela insatisfação da população pela atuação do governo, em que há casos de corrupção e improbidade administrativa envolvendo o mau uso dos recursos públicos, torna-se fundamental aos entes políticos que aderiram à gestão por resultados apresentarem suas ações para que possam melhorar a gestão e consequentemente a relação com o cidadão. Essa apresentação das ações pode ser mais bem desenvolvida por meio do uso da comunicação governamental, isto é, uso de uma ferramenta de aproximação e chamamento da sociedade com o propósito de apresentação de soluções em conjunto para enfrentar os problemas sociais. A partir da observação desse cenário é que este estudo foi produzido, pois fica evidente a importância da participação da população na coisa pública. Desse modo, esta pesquisa buscou demonstrar, de acordo com as teorias apresentadas, o papel da comunicação governamental na gestão por resultados. Para o alcance desse objetivo foi realizado um estudo dos entes federais participantes do Programa Modernizando a Gestão Pública, ou seja, a pesquisa abrangeu o Distrito Federal e os Estados do Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará e Pernambuco, sendo que a metodologia de pesquisa utilizada foi a qualitativa de caráter descritivo. E ainda, o estudo apresenta os conceitos teóricos referentes à gestão por resultados e comunicação governamental e temas correlatos que sustentam a análise dos resultados e as considerações do estudo. Assim, o estudo permitiu verificar que a gestão por resultados requer a inserção de canais de comunicação para que a população possa opinar, sugerir, reclamar e participar das ações governamentais resultando numa melhor gestão de governo.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Ministério da Educação, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, Diretoria de Educação a Distância, Universidade Aberta do Brasil, Programa Nacional de Formação em Administração Pública, Universidade de Brasília, 2015.
Aparece na Coleção:Administração Pública



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons