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Título: A concepção de subjetividade dos professores no processo de aprendizagem escolar dos alunos
Autor(es): Paulino, Raissa Silva
Orientador(es): Cerqueira, Teresa Cristina Siqueira
Assunto: Desenvolvimento escolar
Aprendizagem
Desenvolvimento institucional
Subjetividade
Data de apresentação: 6-Jul-2015
Data de publicação: 11-Fev-2016
Referência: PAULINO, Raissa Silva. A concepção de subjetividade dos professores no processo de aprendizagem escolar dos alunos. 2015. 57 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso tem por objetivo principal analisar como os professores concebem a subjetividade de seus alunos no processo de aprendizagem escolar. E como objetivos específicos verificar como os professores consideram a subjetividade no processo da aprendizagem dos alunos em sua prática pedagógica e também investigar como os professores planejam sua prática pedagógica para um aprendizado significativo de seus alunos. A pesquisa foi realizada com dez (10) professores de uma escola Pública do Distrito Federal, localizada em uma Vila Militar. A pesquisa possui abordagem qualitativa, constituindo um estudo de campo cujo caráter é o exploratório qualitativo. Para a obtenção das informações, foram analisados 10 questionários respondidos pelos professores de uma escola pública do Distrito Federal. As informações obtidas pelos questionários foram dispostas em 4 categorias, criadas a priori conforme os procedimentos de análise. Cada categoria refere-se a uma pergunta do questionário e envolve diversos termos que foram agrupados em classes conforme a relação semântica entre as respostas dos participantes. Como resultados apontados a partir da análise e discussão das categorias verificou-se que os professores tem noção a respeito do que seja subjetividade, que ela é importante em suas práticas pedagógicas no sentido de melhor atentar para as diferentes formas de aprendizagem dos alunos, para que essa aprendizagem seja significativa. Mas na prática esses professores não consideram essa subjetividade uma vez que na hora de verificar a aprendizagem dos alunos, eles ainda fazem uso das avaliações formais como as provas fechadas onde os alunos precisam decorar conceitos para mostrar se aprenderam ou não o conteúdo dado. Assim conclui-se que faz-se importante que os professores, sujeitos principais da mediação entre o ensino e a aprendizagem na escola, tenham consciência da importância que é considerar a subjetividade de seus alunos em suas aulas. Para auxiliar na vivencia e experiências desses alunos, para que esses alunos se constituam como verdadeiros sujeitos ativos e reflexivos do lugar onde estão.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2015.
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