Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/11870
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_GiselleGomesSantos.pdf1,1 MBAdobe PDFver/abrir
Título: O papel da família na aprendizagem escolar dos alunos das séries iniciais do ensino fundamental de uma escola pública de Brasília
Autor(es): Santos, Giselle Gomes
Orientador(es): Dantas, Otília Maria Alves da Nóbrega Alberto
Assunto: Família e escola
Escolas - função social
Aprendizagem
Data de apresentação: 9-Jul-2015
Data de publicação: 5-Fev-2016
Referência: SANTOS, Giselle Gomes. O papel da família na aprendizagem escolar dos alunos das séries iniciais do ensino fundamental de uma escola pública de Brasília. 2015. 68 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Diante da importância e atualidade que vem se percebendo na relação família-escola, o presente trabalho visou desvelar o papel da família na aprendizagem escolar dos seus filhos, reconhecendo a importância dessa nas superações das dificuldades dos educandos. Além de termos percebidos a necessidade de apontar quais os momentos em que a família participa da vida escolar de seus filhos. A pesquisa aconteceu in lóco numa escola pública do DF, com estudantes das séries iniciais do Ensino Fundamental. Para que a pesquisa fosse realizada utilizamos de um questionário contendo sete questões (abertas e fechadas) aplicado a nove mães que compareceram na reunião escolar, momentos de observação que também compôs parte deste trabalho, além da minha experiência no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) no qual este ano, mais especificamente, me possibilitou participar da reunião bimestral com os pais. Os resultados obtidos com o estudo apontaram que a participação da família na escola ainda encontra-se limitada, sendo ainda pouco participativa em diversos momentos proporcionados pela escola não só nos momentos festivos como a festa da família como nas reuniões escolares, e algumas famílias ainda não se percebem como uma instituição capaz de contribuir com o desempenho escolar de seus filhos.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2015.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons