Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/1187
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2009_JoãoMarcusFernandesLima.pdf5,84 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Percepção do clima organizacional : o estudo de caso de uma organização militar do Exército Brasileiro
Autor(es): Lima, João Marcus Fernandes
Orientador(es): Barem, Débora Dorneles
Assunto: Motivação no trabalho
Cultura organizacional
Clima organizacional
Data de apresentação: 10-Dez-2009
Data de publicação: 3-Nov-2010
Referência: LIMA, João Marcus Fernandes. Percepção do clima organizacional: o estudo de caso de uma organização militar do Exército Brasileiro. 2009. 92 f. Monografia (Bacharelado em Administração)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
Resumo: O presente estudo tem como objetivo avaliar o clima organizacional predominante em uma organização militar do Exército Brasileiro. Para condução do presente estudo foi feita uma revisão na literatura relacionada aos temas clima organizacional, cultura organizacional, motivação e modelos de avaliação do clima organizacional. Para atingir o objetivo, foi realizada uma pesquisa de campo. A coleta de dados aconteceu na primeira semana do mês de Outubro de 2009, através de um questionário contendo 50 questões fechadas, utilizando-se a escala Likert, no qual o respondente poderia escolher entre seis opções de resposta. O questionário foi aplicado no 16º Batalhão Logístico, situado em Brasília – DF. Como resultado, foi constatado que a organização possui colaboradores que apresentam um grau de avaliação positivo em relação aos fatores cultura organizacional e trabalho em equipe, revelando dessa forma uma identificação com valores como o coletivismo cultuado pela organização. Porém aspectos como fator carga de trabalho, condições de trabalho, clareza organizacional e padrão de desempenho, estilo da chefia, reconhecimento, comprometimento organizacional obtiveram índices de avaliação desfavoráveis, demonstrando que na percepção de seus colaboradores o Batalhão apresenta em um aspecto geral um clima organizacional insatisfatório.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, Departamento de Administração, 2009.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2009.12.TCC.1187
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.