Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Souza, Maria Emília Gonzaga de | - |
dc.contributor.author | Guimarães, Karina Santana | - |
dc.identifier.citation | GUIMARÃES, Karina Santana. A literatura na educação infantil e sua contribuição na formação de alunos leitores. 2014. 65 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014. | en |
dc.description | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2014. | en |
dc.description.abstract | A literatura possui uma forte contribuição na formação de alunos leitores, dessa forma esse trabalho foi produzido com a intenção de analisar como vem sendo praticada a literatura na educação infantil. Tendo como objetivo específico identificar as atividades pedagógicas que influenciam positivamente na formação do aluno leitor, analisando as atividades propostas pelo professor e visando a essa formação e ao conhecimento das concepções das professoras acerca da importância da literatura na educação infantil. Contemplando aspectos históricos sobre a educação e a literatura infantil, ressaltando alguns conceitos relacionados à criança e seu mundo, bem como o surgimento da segunda colaborou para o desenvolvimento da criança. Foram apontadas algumas práticas pedagógicas, com destaque na educação infantil, que visam à formação de alunos leitores. Fundamentando-se nos autores Frantz (2011) e Garcez (2008) que se interessam por essa área de pesquisa. Este se realiza por meio de pesquisa de caráter qualitativo, realizada em uma instituição de ensino pública de Brasília/DF. A pesquisa estruturou-se em dois instrumentos, que no geral, obteve ótimos resultados: um roteiro de observação realizado com 20 crianças e duas professoras da turma em questão; e um questionário que foi respondido por cinco professoras da educação infantil. A literatura quando é utilizada intencionalmente traz fundamentais benefícios ao desenvolvimento da criança, como na leitura e escrita. Dessa forma, para que se desenvolvam futuramente bons leitores, é importante que os profissionais da educação infantil se comprometam a introduzir a literatura em suas práticas educacionais, incentivando a leitura e a paixão pelos livros. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Educação de crianças | en |
dc.subject.keyword | Literatura infanto-juvenil | en |
dc.subject.keyword | Práticas pedagógicas | en |
dc.title | A literatura na educação infantil e sua contribuição na formação de alunos leitores | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | en |
dc.date.accessioned | 2016-02-05T13:57:50Z | - |
dc.date.available | 2016-02-05T13:57:50Z | - |
dc.date.issued | 2016-02-05T13:57:50Z | - |
dc.date.submitted | 2014-11 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/11867 | - |
dc.language.iso | Português | en |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|