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Título: Processo de alfabetização sob a ótica da aprendizagem significativa de Ausubel
Autor(es): Pontes, Sílvia Machado
Orientador(es): Souza, Maria Emília Gonzaga de
Assunto: Práticas pedagógicas
Alfabetização
Educação de crianças
Data de apresentação: 2014
Data de publicação: 5-Fev-2016
Referência: PONTES, Sílvia Machado. Processo de alfabetização sob a ótica da aprendizagem significativa de Ausubel. 2014. 64 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar as práticas pedagógicas e sua contribuição para a aquisição da aprendizagem significativa em ambiente de sala de aula por meio de práticas e mediações entre os atores envolvidos, ou seja, professor e alunos, em processo de alfabetização e letramento. Foram analisadas as práticas pedagógicas de professoras de duas turmas distintas, uma do último período da Educação Infantil e a outra do primeiro ano dos anos iniciais do Ensino Fundamental. As análises foram elaboradas dentro de uma abordagem qualitativa e descritiva, de forma indutiva, em que o material que foi coletado incluiu a observação direta, mas sem a interferência da pesquisadora com o objeto pesquisado. A conclusão da pesquisa foi baseada em analise teórica dos principais autores relacionados ao desenvolvimento cognitivo, na aprendizagem significativa e em práticas pedagógicas dentro de sala de aula, como Vygotsky (1987), (1998), Ausubel (1982), Carvalho (2005), Oliveira (2002), Soares (2010), Lemle (2007), Bortoni-Ricardo (2010), (2012) e outros. Com este trabalho foi possível verificar práticas pedagógicas em processo de alfabetização que contribuem com a aprendizagem significativa, foram analisadas atividades que correspondem a essa expectativa e nele estão alguns exemplos. _________________________________________________________________________ ABSTRACT
The goal of the present study is to analyze the pedagogical practices and their contribuition to the acquisition of meaningful learning in classroom environment by means of practices and mediations between teacher and students, in the process of literacy. Pedagogical practices of teachers were analyzed from two different classes, one of the last grade of childhood education and the other from the first year of the Elementary School. The analyzes were compiled within an approach which was qualitative and descriptive, in an inductive way, where the material that was collected included direct observation, but without the interference of the researcher with the investigated object. The conclusion of the research was based on theoretical analysis of the main authors related to cognitive development, in meaningful learning and pedagogical practices within the classroom, such as Vygotsky (1987), (1998), Ausubel (1982), Carvalho (2005), Oliveira (2002), Soares (2010), Lemle (2007), Bortoni-Ricardo (2010), (2012) and others. In this study it was possible to verify pedagogical practices in the literacy process that contributes to the significant learning. Some activities were analized regarding that purpose and there are also some examples on this survey.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2014.
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