Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/11856
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_LaisHabibVieiraMendes.pdf690,95 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Impacto do tamanho da turma nos quantis de desempenho de alunos do 5º ano do Ensino Fundamental
Autor(es): Mendes, Lais Habib Vieira
Orientador(es): Menezes, Rafael Terra de
Assunto: Políticas públicas educacionais
Ensino fundamental - desempenho dos alunos
Ensino - qualidade
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 4-Fev-2016
Referência: MENDES, Lais Habib Vieira. Impacto do tamanho da turma nos quantis de desempenho de alunos do 5º ano do Ensino Fundamental. 2015. iv, 31 f. Monografia (Bacharelado em Ciências Econômicas)-Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: O objetivo deste trabalho é avaliar dois focos de políticas públicas educacionais que podem ser realizadas: tamanho de turma e qualidade do professor para alunos do 5º ano do Ensino Fundamental no Brasil. A literatura sobre o impacto do tamanho de turma no desempenho dos alunos ainda não é conclusiva, apesar de existir grande número de trabalhos sobre o tema. O diferencial deste estudo é, em primeiro lugar, a análise do efeito de um professor bom em uma turma grande e, segundo, a estimação por quantil da distribuição de notas de matemática na Prova Brasil 2013. Primeiramente, estimou-se por Mínimos Quadrados Ordinários e, em seguida, por Regressão Quantílica. Os resultados indicam impacto médio do tamanho de turma significante e negativo. Na regressão por quantis, o tamanho de turma tem impacto significante apenas para os 10% piores alunos, enquanto o indicador do professor tem impacto significante e positivo apenas para os 25% melhores alunos. Por fim, o efeito de um professor bom em uma turma grande só foi significante para o primeiro decil da distribuição de notas e apresentou sinal positivo. Esses resultados indicam que os métodos utilizados pelo professor ou outras características como qualificação profissional e experiência interagem com o impacto de uma turma grande sobre o desempenho dos alunos no primeiro decil da distribuição de notas.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Economia, 2015.
Aparece na Coleção:Ciências Econômicas



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons