Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Menezes, Rafael Terra de | - |
dc.contributor.author | Mendes, Lais Habib Vieira | - |
dc.identifier.citation | MENDES, Lais Habib Vieira. Impacto do tamanho da turma nos quantis de desempenho de alunos do 5º ano do Ensino Fundamental. 2015. iv, 31 f. Monografia (Bacharelado em Ciências Econômicas)-Universidade de Brasília, Brasília, 2015. | en |
dc.description | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Economia, 2015. | en |
dc.description.abstract | O objetivo deste trabalho é avaliar dois focos de políticas públicas educacionais que podem ser realizadas: tamanho de turma e qualidade do professor para alunos do 5º ano do Ensino Fundamental no Brasil. A literatura sobre o impacto do tamanho de turma no desempenho dos alunos ainda não é conclusiva, apesar de existir grande número de trabalhos sobre o tema. O diferencial deste estudo é, em primeiro lugar, a análise do efeito de um professor bom em uma turma grande e, segundo, a estimação por quantil da distribuição de notas de matemática na Prova Brasil 2013. Primeiramente, estimou-se por Mínimos Quadrados Ordinários e, em seguida, por Regressão Quantílica. Os resultados indicam impacto médio do tamanho de turma significante e negativo. Na regressão por quantis, o tamanho de turma tem impacto significante apenas para os 10% piores alunos, enquanto o indicador do professor tem impacto significante e positivo apenas para os 25% melhores alunos. Por fim, o efeito de um professor bom em uma turma grande só foi significante para o primeiro decil da distribuição de notas e apresentou sinal positivo. Esses resultados indicam que os métodos utilizados pelo professor ou outras características como qualificação profissional e experiência interagem com o impacto de uma turma grande sobre o desempenho dos alunos no primeiro decil da distribuição de notas. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Políticas públicas educacionais | en |
dc.subject.keyword | Ensino fundamental - desempenho dos alunos | en |
dc.subject.keyword | Ensino - qualidade | en |
dc.title | Impacto do tamanho da turma nos quantis de desempenho de alunos do 5º ano do Ensino Fundamental | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | en |
dc.date.accessioned | 2016-02-04T20:17:08Z | - |
dc.date.available | 2016-02-04T20:17:08Z | - |
dc.date.issued | 2016-02-04T20:17:08Z | - |
dc.date.submitted | 2015 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/11856 | - |
dc.language.iso | Português | en |
Aparece na Coleção: | Ciências Econômicas
|