Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/11851
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_IreneJekerdeMenezes.pdf624,84 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A sustentabilidade do Bairro Jardins Mangueiral : um estudo de caso
Autor(es): Menezes, Irene Jeker de
Orientador(es): Daroit, Doriana
Assunto: Jardins Mangueiral (DF)
Sustentabilidade
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 4-Fev-2016
Referência: MENEZES, Irene Jeker de. A sustentabilidade do Bairro Jardins Mangueiral: um estudo de caso. 2015. 61 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: A sustentabilidade se consolidou como um modelo de desenvolvimento capaz de integrar o crescimento econômico e ao mesmo tempo, a proteção do meio ambiente. Segundo Elkington (1994), a sustentabilidade é alcançada quando todas as suas três dimensões - ambiental, econômica e social, são integradas de forma equilibrada. O conceito passou a ser aplicado em diversas áreas, inclusive na construção civil, particularmente, nos empreendimentos imobiliários. O Bairro Jardins Mangueiral, no Distrito Federal, é fruto da primeira Parceria Público-Privada (PPP) habitacional do país, foi projetado para ser sustentável com a peculiaridade de ser um bairro voltado para um público de baixa renda. O presente trabalho tem como objetivo discutir a sustentabilidade do Bairro Jardins Mangueiral. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa, na qual foram obtidos dados primários por meio de entrevistas semiestruturadas e dados secundários, sobre sustentabilidade em condomínios e bairros, por meio de revisão de estudos anteriores. O roteiro das entrevistas foi elaborado com base nas principais ações e práticas sustentáveis realizadas em outros condomínios e bairros sustentáveis. A sustentabilidade do bairro foi discutida à luz do tripé da sustentabilidade, principal conceito da área procurando observar se as ações praticadas durante os ciclos do projeto ocorreram conforme determina o conceito. Constatou-se que as três dimensões não foram igualmente contempladas. As ações se concentraram mais na dimensão social enquanto a dimensão econômica foi pouco explorada. Foram implementadas diversas ações na dimensão ambiental, porém outras importantes deixaram de ser executadas. O estudo identificou dificuldades e barreiras a serem superados para botar em prática muitas ações que ainda não saíram do papel.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2015.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons