Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/11847
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_HanielSimoesdeAlmeida.pdf809,59 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Risco e retorno das ações do novo mercado da BMF&Bovespa, 2009-2013
Autor(es): Almeida, Haniel Simões de
Orientador(es): Britto, Paulo Augusto Pettenuzzo de
Assunto: Mercado acionário brasileiro
Investimentos - perfil de investidores
Ações (Finanças) - análise de risco
BM&FBOVESPA
Data de apresentação: 3-Jul-2014
Data de publicação: 4-Fev-2016
Referência: ALMEIDA, Haniel Simões de. Risco e retorno das ações do novo mercado dA BMF&Bovespa, 2009-2013. 2014. 42 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: A relação risco e retorno é estabelecida pelo perfil do investidor. Aquele que deseja obter o maior retorno de uma ação deverá estar sujeito a maiores riscos. Para entender melhor como é descrita esta relação, e a questão da mensuração do risco incorrido, são apresentadas algumas teorias neste trabalho de autores que modificaram a forma de pensar no mercado. Essas teorias vão ajudar o compreendimento deste trabalho e a análise de risco e retorno que será feito com base em 130 empresas listadas na BMF&Bovespa no período de 01º de Janeiro de 2009 a 31 de dezembro. O período escolhido de curto prazo objetiva a entender como vem funcionando o mercado acionário dentro do segmento Novo Mercado num período de crise econômica. Para tal serão calculados os Índices de Sharpe, Treynor e Jensen que estabeleram métodos para analisar a relação risco e retorno, além da média de retorno de cada ação nos últimos cincos anos, a média da Bovespa e da Taxa CDI utilizada como o ativo livre de risco. Os resultados encontrados comprovam a teoria de risco e retorno, porém neste curto prazo de cinco anos, as ações que apresentavam maior risco, tiveram retornos médios abaixo dos ativos livre de risco ou ainda retornos negativos, mostrando o quanto essas ações sentiram os efeitos da crise econômica.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2014.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons