Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/11798
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_GiselaMarcolinoDiniz.pdf709,99 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Controle interno : uma análise sobre a percepção dos alunos de Ciências Contábeis da Universidade de Brasília sobre o controle interno na administração pública
Autor(es): Diniz, Gisela Marcolino
Orientador(es): Andrade, Elivânio Geraldo de
Assunto: Controle interno
Accountability
Ciências Contábeis - ensino superior
Universidade de Brasília (UnB) - Ciências Contábeis - estudantes
Data de apresentação: Ago-2014
Data de publicação: 3-Fev-2016
Referência: DINIZ, Gisela Marcolino. Controle interno: uma análise sobre a percepção dos alunos de Ciências Contábeis da Universidade de Brasília sobre o controle interno na administração pública. 2014. [42] f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: O controle é um instrumento administrativo necessário em qualquer ambiente para alcançar as metas e objetivos estabelecidos, na administração pública são três os tipos de controle: Controle Interno, Controle Externo e Controle Social. Ainda podemos dividir o controle interno em 2, Controle Contábil e Controle Administrativo. O controle interno é inerente a uma boa administração, sendo na administração pública indispensável para a accountability, a governança e o combate à corrupção. Este estudo visa descrever a percepção dos alunos dos do curso de Ciências Contábeis da Universidade de Brasília do 1º semestre letivo de 2014 quanto o controle interno na administração pública, escolhidos apenas aqueles que já haviam cursado a disciplina de Auditoria 1 ou Execução da Gestão Pública. Para completar esse objetivo utilizou-se de pesquisa exploratória descritiva, buscando um levantamento inicial dos resultados nele obtidos. A ferramenta metodológica utilizada foi a de questionário na escala Likert, contendo 12 questões fechadas. A amostra foi de 107 alunos que cursavam entre o 5º e o 11º semestre. Dentre as 12 questões da pesquisa, 6 obtiveram o resultado esperado e 6 obtiveram resultado indesejável. Por fim, deixa-se em aberto realizar essa pesquisa com alunos ingressante de contábeis e verificar a influência do curso na percepção dos alunos.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2014.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons