Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/11772
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_BeatrizCarvalhoBarroDias.pdf277,89 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O comportamento das despesas do Distrito Federal com base nos limites impostos pela lei de responsabilidade fiscal
Autor(es): Dias, Beatriz Carvalho Barros
Orientador(es): Ferreira, Lucas Oliveira Gomes
Assunto: Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF)
Endividamento público
Data de apresentação: 3-Jul-2014
Data de publicação: 1-Fev-2016
Referência: DIAS, Beatriz Carvalho Barros. O comportamento das despesas do Distrito Federal com base nos limites impostos pela lei de responsabilidade fiscal. 2014. 37 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: A Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) trouxe regras relevantes no que diz respeito ao planejamento e ao controle das contas públicas como, por exemplo, a disciplina fiscal. O objetivo desse trabalho é analisar o comportamento das Despesas de Pessoal do Distrito Federal com base nos limites impostos pela LRF, e verificar a relação dessa despesa com o Índice de Endividamento Líquido (IEL). Para a coleta dos dados, foram utilizados os demonstrativos de Despesas com Pessoal e da Dívida Consolidada Líquida do 3° quadrimestre de 2002 ao 3° quadrimestre de 2013. Visando analisar o comportamento das Despesas com Pessoal do DF, foram comparados os percentuais de Despesa Total com Pessoal (DTP) sobre a Receita Corrente Líquida (DTP/RCL) e os limites para o Poder Executivo, Tribunal de Contas do DF e a Câmara Legislativa do DF, na esfera estadual, estabelecidos pela LRF. Para verificar a existência e o grau de relação entre as variáveis DTP e IEL, calculou-se o coeficiente de correlação linear de Pearson (r). Ademais, foi utilizado diagrama de dispersão para mostrar a associação entre elas. Com os resultados demonstrados nas análises dos dados, conclui-se que mesmo com as limitações e disposições da LRF, o Poder Executivo excedeu o limite de alerta e o Poder Legislativo extrapolou o limite legal e prudencial e não sofreu vedações. No que concerne à relação negativa entre as variáveis DTP e IEL, não é possível inferir que as variáveis possuem relação estatisticamente significante. Para chegar a esse resultado, são necessários mais dados, outras variáveis e ajustes estatísticos que tratem de possíveis distorções ao longo do tempo.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2014.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons