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Título: Os saberes antropológicos aplicados ao mercado privado : o papel do antropólogo e da etnografia através do estudo de caso coolhunting
Autor(es): Bezerra, Mariana Ramos
Orientador(es): Lobo, Andréa de Souza
Assunto: Collhunting
Comportamento do consumidor
Antropologia
Data de apresentação: Set-2015
Data de publicação: 26-Jan-2016
Referência: BEZERRA, Mariana Ramos. Os saberes antropológicos aplicados ao mercado privado: o papel do antropólogo e da etnografia através do estudo de caso coolhunting. 2015. 76 f., il. Monografia (Bacharelado em Ciências Sociais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Para entender como a metodologia da antropologia, a etnografia, funciona fora da aplicação acadêmica, visando o mercado privado de consumo, decidi pesquisar sobre o Coolhunting, ou Pesquisa de Tendências. Este tipo de pesquisa busca traçar tendências futuras a partir de comportamentos sociais para melhor direcionar o posicionamento de marcas e empresas do segmento de consumo. As fontes de dados usados para essa pesquisa se deram por meio de entrevistas de profissionais denominados coolhunters, ou pesquisadores de tendências; identificação de empresas especializadas nesse tipo de pesquisa, entrevistas presenciais de profissionais da área, por meio de encontros entre mim e o interlocutor e por meio de cursos oferecidos por escolas e pesquisadores com a finalidade de explanar sobre o coolhuting; além de buscar referencial teórico mais recente sobre o assunto, visto que ainda é uma atividade pouco explorada academicamente e referencial teórico sobre o fazer etnográfico. Desses estudos e pesquisas foi possível traçar em que medida os conhecimentos da antropologia são aplicáveis em outros contextos. ________________________________________________________________________________ ABSTRACT
To understand how the methodology of anthropology, the ethnography, works out of the academic application, aimed at the private consumer market, I decided to research the Coolhunting, or Trends Reserach. This type of research seeks to outline future trends from social behaviors to better direct the positioning of brands and companies in the consumer segment. Data sources used for this research is given through professional interviews called coolhunters, or trends researchers; identification of companies specialized in this type of research, in-person interviews of professionals, through meetings between me and the speaker and through courses offered by schools and researchers in order to explain about the coolhuting; in addition to seeking the latest theoretical about it, since it's still an activity unexplored academically and theoretical about doing ethnographic. These studies and research has been possible to trace how far the knowledge of anthropology are applicable in other contexts.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Antropologia, 2015.
Aparece na Coleção:Ciências Sociais - Antropologia



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