Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/11725
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_MarianaRamosBezerra.pdf730,24 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorLobo, Andréa de Souza-
dc.contributor.authorBezerra, Mariana Ramos-
dc.identifier.citationBEZERRA, Mariana Ramos. Os saberes antropológicos aplicados ao mercado privado: o papel do antropólogo e da etnografia através do estudo de caso coolhunting. 2015. 76 f., il. Monografia (Bacharelado em Ciências Sociais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Antropologia, 2015.en
dc.description.abstractPara entender como a metodologia da antropologia, a etnografia, funciona fora da aplicação acadêmica, visando o mercado privado de consumo, decidi pesquisar sobre o Coolhunting, ou Pesquisa de Tendências. Este tipo de pesquisa busca traçar tendências futuras a partir de comportamentos sociais para melhor direcionar o posicionamento de marcas e empresas do segmento de consumo. As fontes de dados usados para essa pesquisa se deram por meio de entrevistas de profissionais denominados coolhunters, ou pesquisadores de tendências; identificação de empresas especializadas nesse tipo de pesquisa, entrevistas presenciais de profissionais da área, por meio de encontros entre mim e o interlocutor e por meio de cursos oferecidos por escolas e pesquisadores com a finalidade de explanar sobre o coolhuting; além de buscar referencial teórico mais recente sobre o assunto, visto que ainda é uma atividade pouco explorada academicamente e referencial teórico sobre o fazer etnográfico. Desses estudos e pesquisas foi possível traçar em que medida os conhecimentos da antropologia são aplicáveis em outros contextos. ________________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractTo understand how the methodology of anthropology, the ethnography, works out of the academic application, aimed at the private consumer market, I decided to research the Coolhunting, or Trends Reserach. This type of research seeks to outline future trends from social behaviors to better direct the positioning of brands and companies in the consumer segment. Data sources used for this research is given through professional interviews called coolhunters, or trends researchers; identification of companies specialized in this type of research, in-person interviews of professionals, through meetings between me and the speaker and through courses offered by schools and researchers in order to explain about the coolhuting; in addition to seeking the latest theoretical about it, since it's still an activity unexplored academically and theoretical about doing ethnographic. These studies and research has been possible to trace how far the knowledge of anthropology are applicable in other contexts.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordCollhuntingen
dc.subject.keywordComportamento do consumidoren
dc.subject.keywordAntropologiaen
dc.titleOs saberes antropológicos aplicados ao mercado privado : o papel do antropólogo e da etnografia através do estudo de caso coolhuntingen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladoen
dc.date.accessioned2016-01-26T12:42:44Z-
dc.date.available2016-01-26T12:42:44Z-
dc.date.issued2016-01-26T12:42:44Z-
dc.date.submitted2015-09-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/11725-
dc.language.isoPortuguêsen
Aparece na Coleção:Ciências Sociais - Antropologia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons