Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/11708
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_ArthurRosa.pdf254,04 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Eficiência no setor bancário uma análise por envoltória de dados
Autor(es): Ramos, Arthur Rosa
Orientador(es): Serrano, André Luiz Marques
Assunto: Bancos
Instituições financeiras
Data de apresentação: Dez-2015
Data de publicação: 25-Jan-2016
Referência: RAMOS, Arthur Rosa. Eficiência no setor bancário uma análise por envoltória de dados. 2015. 36 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: A eficiência no setor bancário é alvo de estudos em todo o mundo em razão do dinamismo enfrentado pelo setor. Neste trabalho, buscamos auferir a eficiência de 21 bancos listados na bolsa de valores brasileira (BM&F Bovespa) em busca de um maior entendimento sobre um setor que experimentou uma série de fusões, aquisições e privatizações além de cenários econômicos desafiadores nas duas últimas décadas. A metodologia escolhida para análise é a Análise Envoltória de Dados (DEA) no modelo BCC. Com base nessa metodologia definimos os insumos e produtos e analisamos os dados das instituições bancárias no período entre 2010 e o primeiro semestre de 2015. Os resultados indicam que bancos grandes tendem a possuir maior eficiência enquanto bancos menores utilizam seus recursos de forma menos eficiente. Ao final do estudo identifica-se pontos que necessitam de maior aprofundamento e recomendam-se questões para futuros estudos sobre o tema.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2015.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons