Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/11702
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_CeciliaLourencodeOliveiraMacedo.pdf500,57 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Qualidade de vida no trabalho em uma organização pública federal
Autor(es): Macedo, Cecília Lourenço de Oliveira
Orientador(es): Siqueira, Marcus Vinícius Soares
Assunto: Qualidade de vida no trabalho
Organizações públicas
Satisfação no trabalho
Data de apresentação: Nov-2015
Data de publicação: 22-Jan-2016
Referência: MACEDO, Cecília Lourenço de Oliveira. Qualidade de vida no trabalho em uma organização pública federal. 2015. 51 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: A “Qualidade de Vida no Trabalho” é um tema que vem atraindo a atenção dos gestores por estar associada à produtividade dos funcionários. Esta pesquisa foi realizada em um órgão público federal, com o objetivo de analisar a visão que os funcionários possuem a respeito de sua Qualidade de Vida no Trabalho (QVT). O estudo se justifica do ponto de vista acadêmico, por contribuir para os estudos sobre Qualidade de Vida no Trabalho. Do ponto de vista da instituição, justifica-se por mostrar subsídios iniciais para um novo programa de QVT, com base no ponto de vista dos trabalhadores. A fundamentação teórica se baseou no mundo do trabalho na contemporaneidade, nos modelos de QVT e nas vertentes de qualidade de vida no trabalho. A coleta de dados se realizou por meio de uma análise de conteúdo e por uma pesquisa qualitativa que tinha a finalidade de alcançar os objetivos específicos: observar se existe, na organização, percepção de bem estar no trabalho; analisar o programa de Qualidade de Vida no Trabalho da organização pesquisada; descrever os aspectos positivos e negativos que caracterizam a Qualidade de Vida no Trabalho dos participantes com base na percepção dos mesmos. Inicialmente, foi feita uma analise do programa de Qualidade de Vida no Trabalho, já implementado na organização, e após isso foi feita uma entrevista com os funcionários da instituição. A pesquisa foi realizada com oito servidores, sendo seis deles da Secretaria de Gestão de Pessoas, e os dois restantes, Coordenadores que viabilizaram o Programa de Qualidade de Vida no Trabalho. Concluiu-se que os Programas possuem características mais assistencialistas; não há uma comunicação clara entre o que o serviço de Qualidade de Vida oferta e o que os servidores demandam; e, por último, a maior parte das queixas dos servidores é oriunda das condições de trabalho.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2015.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons