Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/11662
Título: | Accountability e qualidade do gasto público : uma análise da gestão do gasto na educação básica |
Autor(es): | Reina, Adriana Miranda |
Orientador(es): | Gomes, Ricardo Corrêa |
Assunto: | Accountability Gasto público Educação e Estado |
Data de apresentação: | 4-Dez-2015 |
Data de publicação: | 18-Jan-2016 |
Referência: | REINA, Adriana Miranda. Accountability e qualidade do gasto público: uma análise da gestão do gasto na educação básica. 2015. 54 f., il. Monografia (Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. |
Resumo: | O objetivo do trabalho é verificar se a accountability pode contribuir para a melhoria da qualidade do gasto municipal na função educação. O estudo foi realizado com base em 300 municípios selecionados aleatoriamente. O estudo adota ontologia objetivista utilizando método que compara o índice de qualidade do gasto no ensino fundamental municipal com os índices municipais de accountability. Como variável dependente, o índice de qualidade do gasto corresponde à razão entre indicador do desempenho dos estudantes e a despesa realizada na Função Educação. Estes indicadores são construídos através do Escore Padronizado pelo Método da Função Distribuição Acumulada Normal. Para uma mensuração da accountability municipal foi utilizado o Índice Firjan de Gestão Fiscal. Foi realizado um estudo de regressão entre as variáveis, o qual apresentou resultados muito positivos ratificando a revisão literária realizada. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Gestão de Políticas Públicas, 2015. |
Aparece na Coleção: | Gestão de Políticas Públicas
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons