Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/11561
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_LucasSoaresDaSilvaRocha.pdf1,91 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Emancipação do orçamento público : acepção do controle social no Brasil
Autor(es): Rocha, Lucas Soares da Silva
Orientador(es): Ferreira, Lucas Oliveira Gomes
Assunto: Transparência pública
Orçamento público
Data de apresentação: Fev-2014
Data de publicação: 14-Dez-2015
Referência: ROCHA, Lucas Soares da Silva. Emancipação do orçamento público: acepção do controle social no Brasil. 2014. 53 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: A pesquisa tem como finalidade buscar evidências empíricas, por meio de métodos quantitativos e análise de dados estatísticos, que possam sustentar a acepção da sociedade brasileira em relação ao controle social, exercendo o poder de cidadão na cobrança do governo. O estudo procura demonstrar a importância que o conhecimento possui para a austeridade da população, esclarecendo a visão do povo e fazendo com que sejam autoconscientes no trato com a Administração Pública, possuindo instrução necessária para exercer influência no planejamento e execução dos programas criados dentro do orçamento público. Com base em Irazábal (2009), o trabalho consiste na busca da emancipação do orçamento por meio do grau de instrução da sociedade, seguindo o preceito básico de que quanto maior a quantidade de pessoas instruídas, maior a acepção social, maior controle sobre as ações do governo e menor será o grau de corrupção que assola as civilizações de diversos países. Os dados foram coletados por meio dos novos instrumentos de transparência do governo federal, que auxiliam os cidadãos a controlarem as atividades dos agentes públicos, e de um órgão internacional especialista em corrupção, o Transparency International, que analisa diversas variáveis de transparência e indica classificações de diferentes Estados do mundo. Corroborando com o estudo de Abreu e Gomes (2009), houve evidências que caracterizam a perspectiva emancipatória, todavia não pode se afirmar que o orçamento brasileiro é emancipatório.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2014.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons