Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/11557
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_AnaElenFelixQuirino.pdf433,45 kBAdobe PDFver/abrir
Título: INTOSAI x IFAC : diferença nos padrões de auditoria financeira
Autor(es): Quirino, Ana Elen Felix
Orientador(es): Ferreira, Lucas Oliveira Gomes
Assunto: Auditoria
Auditoria - normas
Data de apresentação: 2014
Data de publicação: 14-Dez-2015
Referência: QUIRINO, Ana Elen Felix. INTOSAI x IFAC: diferença nos padrões de auditoria financeira. 2014. 43 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: A definição de auditoria, segundo Attie (2009), é de uma especialização contábil voltada a testar a eficiência do controle patrimonial implantado com o objetivo de expressar uma opinião sobre determinado dado. A auditoria pode ser classificada como pública ou privada, interna ou externa, financeira, de conformidade ou operacional. A auditoria governamental atua diretamente na administração pública e é classificada de acordo com as Normas de Auditoria do Tribunal de Contas da União - NAT, segundo sua natureza, como: auditorias de regularidade e auditorias operacionais. Dentro das auditorias de regularidade está a Auditoria Financeira, objeto de estudo deste trabalho. Este trabalho, assim, buscou comparar os padrões adotados pela Organização Internacional das Entidades Fiscalizadoras Superiores (INTOSAI) com os padrões adotados internacionalmente pela Federação Internacional dos Contadores (IFAC) para auditoria no setor privado, com o objetivo de descrever as limitações do setor público e do setor privado no que se refere à aplicação das normas de auditoria financeira. Neste sentido, foi realizada uma pesquisa bibliográfica abordando aspectos conceituais relacionados à auditoria financeira. E, para fins de comparação, foi elaborado um quadro que aponta as principais diferenças entre as normas de Auditoria Financeira aplicáveis ao setor público e ao setor privado. Verificou-se que não há divergências relevantes entre as normas analisadas, mas apenas divergências quanto aos aspectos de aplicabilidade, que se dão devido às especificidades atribuídas ao setor público.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2014.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons