Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/11551
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_EdmodaCostaPorto.pdf24,98 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A desativação do lixão da Estrutural, Brasília/DF : reações entre os riscos e oportunidades para os catadores de materiais recicláveis
Autor(es): Pôrto, Edmo da Costa
Orientador(es): Layrargues, Philippe Pomier
Assunto: Inclusão social
Lixo - reciclagem
Catadores de materiais recicláveis
Data de apresentação: 15-Jul-2014
Data de publicação: 9-Dez-2015
Referência: PÔRTO, Edmo da Costa. A desativação do lixão da Estrutural, Brasília/DF: reações entre os riscos e oportunidades para os catadores de materiais recicláveis. 2014. 59 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão Ambiental)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2014.
Resumo: A busca e necessidade por implementação de políticas ambientais voltadas para o gerenciamento de resíduos sólidos, acaba proporcionando, em alguns casos, problemas sociais. Este trabalho apresenta as principais políticas públicas voltadas para inclusão de catadores assim como suas conquistas. Busca avaliar além das condições de trabalho e vida proporcionadas pelo Aterro Controlado do Jóquei, localizado na capital do país - mais conhecido como Lixão da Estrutural - e como se dá o processo de encerramento do Lixão por meio da sua principal política pública destinada a inclusão dos catadores que dele depende para sobreviver. Para isso foi adotado uma metodologia de pesquisa por meio de bibliografia eletrônica e impressas alem da aplicação de questionários nos catadores que atuam dentro do lixão. O trabalho proporcionou o levantamento das condições insalubres e precárias dos catadores atuantes do lixão, mas tem sobretudo possuem uma certa arrecadação de renda que os incentivam a permanecer sob tais condições; foi possível perceber mudanças ligadas ao gerenciamento de resíduos sólidos no país, assim como no que diz respeito a inclusão dos catadores, mudanças incontestavelmente positivas, mas tímidas, o que exigirá do poder publico muito trabalho para que se possa atingir um patamar razoável. A principal política pública do DF traz traços insuficientes para atender a demanda dos catadores do Lixão da Estrutural, além de serem tratadas de forma isolada sem as devidas interações entre políticas que poderiam se completar.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2014.
Aparece na Coleção:Gestão Ambiental



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons