Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/1152
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_VanessadeSousaSilva.pdf.pdf2,26 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorBaptista, Dulce Maria-
dc.contributor.authorSilva, Vanêssa de Sousa-
dc.identifier.citationSILVA, Vanêssa de Sousa. A formação do hábito de leitura entre alunos da 3ª série do ensino fundamental: o exemplo de cinco escolas públicas do Gama. 2010. 102 f. Monografia (Bacharelado em Biblioteconomia)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2010.en
dc.description.abstractEste trabalho teve por objetivo estudar a formação do hábito de leitura entre alunos da 3ª série do ensino fundamental de cinco escolas classes da região administrativa do Gama - DF, analisando a contribuição de cada uma das instituições formadoras do hábito de leitura: a família, a escola, e a biblioteca escolar. Na revisão de literatura estuda-se a história do livro; a história do livro no Brasil; hábito de leitura; leitura em casa, na escola e na biblioteca; políticas públicas para o livro, leitura e bibliotecas e leitura e educação no Brasil: algumas considerações. Para a elaboração da revisão de literatura foram realizadas pesquisas bibliográficas sobre o tema em livros, seminários, artigos de periódicos, bases de dados, trabalhos apresentados em eventos, portais governamentais, legislação brasileira, entre outros. A coleta de dados foi feita por meio da aplicação de questionários junto aos alunos, professores e responsáveis pelas bibliotecas, presentes nos anexos desta monografia. Foi realizada observação in loco também. A coleta de dados foi também realizada pessoalmente por meio de visitas agendadas previamente. A pesquisa alcançou duas turmas de 3ª séries de cada escola selecionada, juntamente com seus respectivos professores e o responsável pela biblioteca (sala de leitura). Responderam os questionários: 229 alunos; 10 professores e 5 responsáveis pelas bibliotecas das escolas. Na descrição e análise de dados, é demonstrado o nível de interesse dos alunos pela leitura; a contribuição dos formadores do hábito de leitura - família, escola e biblioteca - na formação do hábito de leitura nos alunos; situação das bibliotecas (salas de leitura), entre outros aspectos. Para que a nação brasileira, como um todo, e as escolas, particularmente, melhorem os seus padrões de leitura, o estudo conclui que é necessário que haja uma maior conscientização e mobilização mais eficiente por parte do governo, diretores de escolas, professores, bibliotecários, o que só será alcançado quando as bibliotecas escolares funcionarem de forma plena.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordBibliotecas escolaresen
dc.subject.keywordLeituraen
dc.subject.keywordLivros e leituraen
dc.titleA formação do hábito de leitura entre alunos da 3ª série do ensino fundamental : o exemplo de cinco escolas públicas do Gamaen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladoen
dc.date.accessioned2010-10-07T12:17:13Z-
dc.date.available2010-10-07T12:17:13Z-
dc.date.issued2010-10-07T12:17:13Z-
dc.date.submitted2010-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/1152-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.description.abstract1This work aimed to study the formation of the reading habit among students in the 3rd grade of elementary education at five schools classes administrative region of Gama - DF, analyzing the contribution of each of the institutions that form the habit of reading: the family, the school, and the school library. In the literature review is studied the history of the book, the history of the book in Brazil, reading habits, reading at home, school and library, public policies for the book, reading and libraries and reading and education in Brazil: some considerations. In developing the literature review were conducted library research on the topic in books, seminars, journal articles, databases, papers presented at events, government portals, Brazilian law, among others. Data collection was done through questionnaires in the students, teachers and those responsible for libraries, present in the annexes of this monograph. It was also held on-site observation. Data collection was carried out personally through visits scheduled in advance. The research has achieved two classes of 3rd series classes from each school selected, along with their teachers and responsible for the library (reading room). Answered the questionnaires: 229 students, 10 teachers and 5 responsible for school libraries. In the description and analysis of data, is shown the level of student interest in reading, the contribution of teachers in reading - family, school and library - in shaping the reading habit in students; situation of libraries (reading rooms) among other things. For the Brazilian nation as a whole, and schools, particularly to improve their standards of reading, the study concluded that there must be greater awareness and more effective mobilization by the government, school principals, teachers, librarians , which can only be achieved when the school libraries operate fully.en
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2010.TCC.1152pt_BR
Aparece na Coleção:Biblioteconomia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons