Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/11497
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_JoaoPauloMoreiraBento.pdf5,24 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorMoura, Henrique Gomes de-
dc.contributor.authorBento, João Paulo Moreira-
dc.identifier.citationBENTO, João Paulo Moreira. Análise da viabilidade de adaptação de motores elétricos nos cubos de rodas traseiros de veículos de passeio. 2015. 86 f., il. Monografia (Bacharelado em Engenharia Automotiva)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, Curso de Engenharia Automotiva, 2015.en
dc.description.abstractVeículos híbridos elétricos são veículos que utilizam dois sistemas de propulsão, o primeiro sistema tem como fonte de energia um combustível derivado do petróleo ou etanol e como conversor o motor a combustão interna e o segundo sistema tem como fonte de energia a energia elétrica e como conversor o motor elétrico. Este tipo de veículo visa utilizar o melhor de cada sistema fazendo com que o mesmo tenha um bom desempenho. Este trabalho tem como proposta a análise e viabilidade de conversão de um veículo de passeio convencional em um veículo híbrido de configuração em paralelo, onde serão implementados motores elétricos nos cubos das rodas traseiras, sendo assim nenhuma modificação será feita no sistema de propulsão original do veículo. Análises de custo, consumo e manutenção serão feitas ao final do trabalho, e assim será apresentado se a proposta de implementação de motores elétricos nos cubos das rodas traseiras é viável ou não.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordMotores elétricosen
dc.subject.keywordVeículos híbridos elétricosen
dc.titleAnálise da viabilidade de adaptação de motores elétricos nos cubos de rodas traseiros de veículos de passeioen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladoen
dc.date.accessioned2015-11-27T13:21:28Z-
dc.date.available2015-11-27T13:21:28Z-
dc.date.issued2015-11-27T13:21:28Z-
dc.date.submitted2015-07-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/11497-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.contributor.advisorcoKhalil, Saleh Barbosa-
dc.description.abstract1Hybrid electric vehicles are vehicles that use two propulsion systems: the first system has a fuel derived from petroleum or ethanol as an energy source and an internal combustion engine as a converter. On the other hand, the second system has electrical energy as an energy source and an electric motor as a converter. This type of vehicle aims to use the best of each system in order to have a better performance compared with each one separately. This work proposes a conversion of a conventional vehicle in a hybrid one with a parallel configuration. The electric motors are implemented in the rear wheels hubs and, therefore, no modifications had been made to the original propulsion system. Cost, consumption and maintenance analysis had been done at the last section concerning the system feasibility.-
Aparece na Coleção:Engenharia Automotiva



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons