Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/11484
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_StenioBrunoSilvaCarvalho.pdf3 MBAdobe PDFver/abrir
Título: De cidade da mineração à cidade dormitório : análise das transformações sócio-espaciais do município goiano de Santo Antônio do Descoberto
Autor(es): Carvalho, Stênio Bruno Silva
Orientador(es): Araújo Sobrinho, Fernando Luiz
Assunto: Geografia urbana
Santo Antônio do Descoberto (GO)
Cidade-dormitório
Data de apresentação: Mai-2015
Data de publicação: 26-Nov-2015
Referência: CARVALHO, Stênio Bruno Silva. De cidade da mineração à cidade dormitório: análise das transformações sócio-espaciais do município goiano de Santo Antônio do Descoberto. 2015. 59 f., il. Monografia (Bacharelado em Geografia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Compreender a complexidade urbana e social de alguns municípios só é possível por meio de uma analise dos diversos fenômenos e momentos históricos materializados no espaço geográfico. Sendo assim, entender as múltiplas características da formação sócioespacial a partir de dados históricos é um processo que exige investigação dos sucessivos períodos de transformação do território local. Santo Antônio do Descoberto faz fronteira com o Distrito Federal, este município passou por processos de reconfiguração territorial em um curto período de tempo, ao contrario de outros que foram criados recentemente, e que são circunvizinhos de Brasília, Santo Antônio do Descoberto vive um acelerado processo de reconfiguração sócioespacial. Esta sucessão de mudança social, urbana e territorial está em curso desde o período do ciclo do ouro, século XVII, seguindo até a data de sua emancipação em 1982. Observamos que o seu espaço social e urbano passou por varias mudanças até se transformar em uma cidade dormitório da área Metropolitana de Brasília. Percebe-se que este espaço social e urbano foi construído ao longo de alguns séculos, ou seja, é resultado de uma relação mútua que se desenvolveu entre os homens e o meio, fruto de um processo geohistórico. Está pesquisa analisa a atual condição sócioespacial de Santo Antônio do Descoberto, a partir de uma observação histórica, bem como por meio de dados estatísticos. Por fim é feito uma reflexão no sentido de compreender a atual situação da cidade dormitório e seus inúmeros problemas sócio-espaciais. Ao final do trabalho propõem-se ações para a melhoria e bem estar de sua população.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, 2015.
Aparece na Coleção:Geografia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons