Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/11440
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_TailineZils.pdf1,21 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Efeito do uso da vinhaça associada à adubação nitrogenada no carbono lábil e microbiano em solo cultivado com cana-de-açúcar no cerrado
Autor(es): Zils, Tailine
Orientador(es): Figueiredo, Cícero Célio de
Assunto: Biomassa
Adubação nitrogenada
Cana-de-açúcar - cultivo
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 17-Nov-2015
Referência: ZILS, Tailine. Efeito do uso da vinhaça associada à adubação nitrogenada no carbono lábil e microbiano em solo cultivado com cana-de-açúcar no cerrado. 2015. 45 f., il. Monografia (Bacharelado em Agronomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito do uso de nitrogênio e vinhaça, de forma individual e associados, no carbono lábil e microbiano do solo. Foi utilizado um experimento localizado na área experimental da Embrapa Cerrados, em Planaltina – DF, em Latossolo Vermelho, cultivado há quatro anos com a cultura da cana-de-açúcar. Foi utilizado o delineamento em blocos ao acaso com três repetições. Os tratamentos foram constituídos por: 1) adubação nitrogenada com 120 kg ha-1 de N, utilizando o nitrato de amônio (N); 2) Vinhaça (V), na dose de150 m³ ha-1; 3) aplicação associada de adubação nitrogenada e vinhaça (N+V), aplicados na linha de plantio. Foram coletadas amostras na profundidade de 0 a 10 cm do solo e em três épocas: no primeiro dia; aos cinco; e aos nove dias após a aplicação da vinhaça e do nitrogênio. As seguintes frações de carbono no solo foram determinadas: carbono lábil (CL) e carbono da biomassa microbiana (CBM). De maneira geral, o uso da vinhaça elevou os teores de CL e de CBM. No caso do CL o efeito da vinhaça foi maior aos cinco e nove dias após a aplicação da vinhaça, enquanto que para o CBM o efeito foi diminuindo com o passar do tempo, após a aplicação do produto.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, 2015.
Aparece na Coleção:Agronomia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons