Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/11410
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_RodolfoDaldeganTeixeira.pdf755,44 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Propagação vegetativa de Cidreira de folha e Capim Limão em casa de vegetação
Autor(es): Teixeira, Rodolfo Daldegan
Orientador(es): Junqueira, Ana Maria Resende
Coorientador(es): Mattos, Jean Kleber de Abreu
Assunto: Erva-cidreira
Capim limão
Mudas
Plantas medicinais
Data de apresentação: 8-Jul-2015
Data de publicação: 13-Nov-2015
Referência: TEIXEIRA, Rodolfo Daldegan. Propagação vegetativa de Cidreira de folha e Capim Limão em casa de vegetação. 2015. ix, 30 f., il. Monografia (Bacharelado em Agronomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Lippia alba (Mill.) N.E.Br. e Cymbopogon citratus (DC.) Stapf são importantes plantas medicinais para a produção de citral. No entanto sua composição pode variar apontando para maiores possibilidades de uso na fitoterapia. São espécies que raramente produzem sementes, sendo, portanto, propagadas vegetativamente o que tem motivado os pesquisadores a pesquisar substratos e qualidade dos propágulos. No presente ensaio foram testados para produção de mudas em substrato organo-mineral em vasos de 2,5 L e em casa de vegetação, três tipos de estacas aéreas de Lippia alba quanto à idade (herbáceas, semilenhosas e lenhosas), com três nós cada. Nas mesmas condições foram plantados individualmente em vasos perfilhos de Cymbopogon citratus para se documentar o desenvolvimento e a formação das mudas. Os ensaios tiveram a duração de nove semanas incluindo a fase inicial de enraizamento em estufins, de três semanas. Nas condições dos presentes ensaios, concluiu-se que estacas de Lippia alba podem produzir mudas competitivas não importando se retiradas das porções terminal (herbáceas), mediana (semilenhosas) e basal do ramo (lenhosas). A produção de mudas de Cymbopogon citratus a partir dos perfilhos sem folhas, produziu mudas viáveis em ponto de transplante somente a partir de quatro semanas de plantio dos mesmos em viveiro, com exaltação da brotação lateral.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, 2015.
Aparece na Coleção:Agronomia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons