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Título: Emissões das pastilhas de freio na fase de uso
Autor(es): Nunes, Filipe de Godoi Saldanha
Orientador(es): Tomé, Maria Vitoria Duarte Ferrari
Coorientador(es): Cueva Galárraga, Edison Gustavo
Assunto: Automóveis - peças
Freios automotivos
Automóveis
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 9-Nov-2015
Referência: NUNES, Filipe de Godoi Saldanha. Emissões das pastilhas de freio na fase de uso. 2015. 87 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia Automotiva)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: A indústria automotiva utiliza centenas de componentes, dentre eles podem ser destacadas as pastilhas de freio que são peças fundamentais para o bom funcionamento do veículo e seu funcionamento ocorre a partir do atrito com o disco de freio. Dessa forma, é inerente ao uso a emissão de material particulado que foi sacrificado para realizar a frenagem. O objetivo deste trabalho é coletar e analisar as emissões das pastilhas de freio na fase de uso. Para alcançar esse objetivo foram elaborados dois objetivos específicos: determinar a composição elementar das pastilhas e determinar a emissão das pastilhas em uso. A estratégia de atuação adotada foi contextualizar as proporções de mercado das pastilhas de freio e definir os objetos de estudo do projeto. Para, em seguida, dividir o problema central em duas etapas. A primeira etapa foi determinar a composição elementar das pastilhas de freio, realizada por meio das análises de Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV) e Fluorescência de Raios-X – (EDX-XRF). A segunda etapa é composta pela análise Termogravimétrica acoplada à Espectroscopia de Infravermelho com Transformada de Fourier (TGA-FTIR), realizada para identificar qualitativamente os gases de emissões e, os testes de desgaste da pastilha na bancada construída permitiram identificar a concentração de Monóxido de Carbono nas emissões do desgaste da pastilha. As análises de composição mostram a grande concentração de carbono e oxigênio nas amostras, com concentração média de 80%. A determinação dos elementos das emissões resulta na identificação de CO, CO2, NH4 e elementos de grupos aromáticos. Este trabalho tem caráter exploratório e, então, os resultados obtidos confirmaram a hipótese de, a partir da coleta e análise dos dados, verifica-se potencial poluidor nessas emissões.
Abstract: The automotive industry uses hundreds of components, among which can be highlighted the brake pads which are essentials for the proper functioning of the vehicle and its operation occurs from friction with the brake disc. Thus, it is inherent in the use of the emission of particulate material which is sacrificed to perform braking. The objective of this work is to collect and analyze emissions from brake pads in the use phase. To achieve this objective it was drawn up two specific objectives: to determine the elemental composition of tablets and determine the issue of the tablets in use. The adopted operating strategy was to contextualize the market proportions of brake pads and define the design of the study objects. To then divide the central problem in two steps. The first step was to determine the elemental composition of brake pads, performed by the electron microscopy analysis (EMA) and X-Ray Fluorescence - (EDX-XRF). The second step comprises the thermogravimetric analysis coupled to Infrared Fourier Transform Spectroscopy (TGA-FTIR) performed to qualitatively identify the emission gases and the wafer wear tests at the bench allowed constructed identify the concentration of carbon monoxide the insert wear emissions. The composition analysis shows the high concentration of carbon and oxygen on the samples, mean concentration of 80%. The determination results of emission elements in identifying CO, CO2, NH4 elements and aromatic groups. This study is exploratory and, then, the results confirmed the hypothesis, based on the collection and analysis of data, it turns out pollution potential in these emissions.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, Curso de Engenharia Automotiva, 2015.
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