Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/1133
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2009_KellyCristinaSantosCarvalho.pdf646,5 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Estudo comparativo da relação custo-benefício do serviço de esterilização : serviço hospitalar versus empresa terceirizada
Autor(es): Carvalho, Kelly Cristina Santos de
Orientador(es): Tristão, Rosana Maria
Assunto: Esterilização de material hospitalar
Higiene hospitalar
Data de apresentação: Set-2009
Data de publicação: 28-Set-2010
Referência: CARVALHO, Kelly Cristina Santos de. Estudo comparativo da relação custo-benefício do serviço de esterilização: serviço hospitalar versus empresa terceirizada. 2009. 77 f. Monografia (Especialização em Hotelaria Hospitalar)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
Resumo: Estudo sobre a relação custo-benefício do serviço de esterilização prestada na empresa hospitalar e do mesmo serviço pela empresa terceirizada, de forma comparativa, levanta a viabilidade da terceirização. As vantagens para os hospitais que a adotam podem ser reais se forem consideradas as vertentes avaliadas. Conseguiu-se relatar que é uma preocupação muito recente a centralização do serviço de esterilização de materiais hospitalares e que com ela foi dado um salto de qualidade no atendimento ao paciente. As mudanças que vêm acontecendo nos sistemas hospitalares administrativos têm revelado uma melhoria de resultados e uma tendência a terceirização. Uma pesquisa bibliográfica foi realizada e se percebeu que a tendência da terceirização dos serviços de apoio técnico hospitalar é nova, mas em processo de expansão. Foram feitas visitas a dois hospitais da cidade de Brasília (um público e um privado), com entrevista informal com os profissionais responsáveis, obedecendo a um roteiro predeterminado, constatando os erros estruturais e a carência das centrais visitadas, pertencentes a estes EAS. Foi feita também uma visita a uma empresa que terceiriza serviços de esterilização para hospitais públicos e particulares e para alguns consultórios e clínicas na cidade de Brasília. A partir destas visitas é iniciado um estudo comparativo das vantagens apontadas da adoção dos serviços de terceirização de esterilização. As gerentes entrevistadas não acreditam na expansão da terceirização dos hospitais de grande porte pela carência de arsenal sobressalente que aguarde o tempo de retorno dos materiais. A vantagem mais evidente da terceirização deste serviço é a de suprir a falta de espaço. Foi evidenciado ainda que os centros de material observados não atendem as regulamentações de espaço mínimo das subunidades.
Abstract: Research on the relation cost-benefit of the sterilization service offered by a hospital corporation and by an outsourced company, made comparatively, raises the question of the outsourcing viability. The benefits to the hospitals that adopt it can be real if one considered the analysed aspects. It has been noted that centralization of sterilization services on hospital supplies is a very recent concern, with which a qualitative increase has occured in patient care. The changes that have been happening in hospital management systems have revealed an improvement on the results and a tendency into outsourcing. A bibliographical research show that this tendency of outsourcing the technical hospital support services is a recent but increasing fact. Two hospitals (one public and the other private) in Brasília were visited, where informal interviewing of some professionals in charge took place, according to a pre-made script, noting the size and needs of the units visited, that belong to EAS. It has also been a visit a company that outsources sterilization services to public and private hospitals and a few medical clinics in Brasília. From these visits, it was possible to draw comparisons of the alleged benefits of the adoption of outsourced sterilization services.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2009.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2009.09.TCC.1133
Aparece na Coleção:Hotelaria Hospitalar



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.