Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/11260
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_YorranyVianaJorge.pdf33,91 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Diagnóstico multitemporal dos focos de queimadas urbanas : um estudo da eficácia das ações de gestão ambiental, prevenção e combate a incêndio no município de Palmas - Tocantins
Autor(es): Jorge, Yorrany Viana
Orientador(es): Carvalho, Isabel Cristina Domingues Hipólito
Assunto: Geografia - estudo e ensino
Educação ambiental
Queimada
Incêndios - prevenção e controle
Data de apresentação: Dez-2014
Data de publicação: 19-Out-2015
Referência: JORGE, Yorrany Viana. Diagnóstico multitemporal dos focos de queimadas urbanas: um estudo da eficácia das ações de gestão ambiental, prevenção e combate a incêndio no município de Palmas - Tocantins. 2014. 98 f., il. Monografia (Licenciatura em Geografia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Palmas-TO, 2014.
Resumo: Este trabalho teve o objetivo de fomentar a inserção da prevenção e não utilização do fogo como mecanismo de ocupação e limpeza das áreas urbanas nas aulas de Geografia, nas escolas do Ensino Fundamental, em Palmas. Na pesquisa foi realizado um diagnóstico multitemporal dos focos de queimadas urbanas; verificando, os eventos extremos de estiagens, além, da relação existente, entre a distribuição pluviométrica de chuvas, queda de umidade relativa do ar e o aquecimento das áreas urbanas. Outra etapa da pesquisa foi identificar o nível de eficiência das ações e medidas mitigadoras aplicadas na Gestão de Riscos a Desastres Ambientais, exclusivamente, na prevenção e combate a incêndios no município de Palmas - Tocantins. Na busca pela melhoria da qualidade de vida, entende-se, que a prevenção a focos de queimadas, aplicados a partir de projetos de conscientização e educação ambiental junto aos conhecimentos geográficos, pode promover aos alunos e a comunidade local as mudanças de hábitos. Na prática, isso só se fará com a prática da educação ambiental nas escolas, onde, cada criança assumirá seu papel de cidadão responsável, crítico e participativo, nas ações e escolhas de um mundo melhor, um planeta sustentável. Contudo, a educação desperta na criança a consciência de preservação e de cidadania. O ser humano deve passar a entender, desde cedo, que é preciso agir, cuidar, preservar, controlar, minimizar riscos e danos, recuperar, e, especialmente, dominar os conhecimentos, compreender a dinâmica da vida, a resiliência natural do espaço geográfico ocupado, além dos fenômenos naturais que transformam a paisagem e a vida. O futuro próximo depende do equilíbrio entre homem e natureza, e o uso racional dos recursos naturais. O ambiente natural que o ser humano habita é resultado de suas ações e escolhas, deve existir o equilíbrio dinâmico no lugar onde se vive. E assim, o educador, deve ensinar ao aluno, da forma mais simples possível, como enfrentar e solucionar os problemas e obstáculos que irão surgir, independente, de sua ordem ou categoria de análise, sempre, conscientes de suas responsabilidades e obrigações como cidadão.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, 2014.
Aparece na Coleção:Geografia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons