Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Cerqueira, Teresa Cristina Siqueira | - |
dc.contributor.author | Vargas, Nayara Paulino Ratsbone | - |
dc.identifier.citation | VARGAS, Nayara Paulino Ratsbone. Educação integral na visão de pais de alunos do ensino fundamental. 2014. 86 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014. | en |
dc.description | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2014. | en |
dc.description.abstract | A Educação Integral é uma modalidade de ensino crescente no Brasil. Cada vez mais tem surgido no Brasil projetos que buscam implementar a Educação Integral nas escolas como forma de melhoria da qualidade de educação básica como já previa Anísio Teixeira em 1968. Este trabalho teve como objetivo analisar a opinião de pais de alunos do Ensino Fundamental acerca da Educação Integral na qual é ofertada a seus filhos. Participaram desta pesquisa dez pais de alunos do ensino fundamental de uma escola pública rural de Sobradinho-DF participante do Projeto Piloto de Educação Integral- PROEITI. O instrumento de pesquisa foi um questionário composto de nove questões fechadas, para traçar o perfil dos participantes e quatro questões abertas acerca da opinião dos pais sobre a escola de tempo integral. Os resultados obtidos a partir das respostas dos questionários apontam que os pais consideram que a extensão da jornada escolar influencia na aprendizagem e no desenvolvimento de seu filho pelo fato deles possuírem mais tempo e consequentemente, mais atividades escolares. Ao responderem as quatro perguntas abertas sobre a escola de tempo integral e sobre a Educação Integral nenhum participante fez referência à ampliação dos espaços educativos que deve ser característica fundamental da Educação Integral nas escolas públicas do Distrito Federal segundo a Secretaria de Educação e Estado do DF –SEEDF. Os resultados mostram também que a principal desvantagem da ampliação da jornada escolar, de acordo com os participantes, é o consequente cansaço dos seus filhos e do pouco tempo que passam com os mesmos. A Educação Integral nas escolas de tempo integral gera a diminuição da permanência das crianças com seus pais. Sugere-se, portanto, que os pais que possuem filhos nestas escolas devem participar mais da vida dos filhos pois a Educação Integral não supera e nem deve superar a educação familiar e a atenção que os pais devem ter com seus filhos e se atentarem as questões que envolvem a Educação Integral. _____________________________________________________________________ ABSTRACT | en |
dc.description.abstract | Integral Education is a growing modality of education in Brazil. Increasingly has emerged in Brazil projects that seek to implement the Integral Education in schools as a way of improving the quality of basic education as already predicted Teixeira in 1968. This study aimed to analyze the opinion of parents of elementary school students about the Integral Education which is offered to their children. Participated in this study were ten parents of elementary students that are studying in a rural public school from Sobradinho DF participating in the project entitled Projeto Piloto de Educação Integral-PROEITI. The survey instrument was a questionnaire consisting of nine closed questions to profile the participants and four open questions about the opinion of parents about school full time. The results from the survey indicate that parents consider that the extension of the school day influences on learning and development of your child by having them actually longer and therefore more school activities. Respond to four open-ended questions about school full time and on Integral Education no participant made reference to the expansion of educational spaces in which should be a fundamental characteristic of Integral Education in the public schools of the Federal District according to the Department of Education and State of DF - SEEDF. The results also show that the main disadvantage of expanding the school day, according to participants, is the result of exhaustion of their children and the little time they spend with their children. The Integral Education in schools full-time generates decreasing children stay with their parents. Therefore, it is concluded that parents who have children in these schools should participate more in their children's lives because the Integral Education does not surpass, nor should overcome the family education and attention that parents should have with their children and be aware of the issues surrounding the Integral Education. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Educação integral | en |
dc.subject.keyword | Ensino fundamental | en |
dc.subject.keyword | Qualidade (Educação) | en |
dc.subject.keyword | Ambiente de sala de aula | en |
dc.title | Educação integral na visão de pais de alunos do ensino fundamental | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | en |
dc.date.accessioned | 2015-10-16T14:58:32Z | - |
dc.date.available | 2015-10-16T14:58:32Z | - |
dc.date.issued | 2015-10-16T14:58:32Z | - |
dc.date.submitted | 2014 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/11255 | - |
dc.language.iso | Português | en |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|