Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/11254
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_SabrinaMariaCezarioDeAzevedo.pdf1,28 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Estudantes autistas incluidos em classes regulares : percepções de professores e colegas de classe
Autor(es): Azevedo, Sabrina Maria Cezario de
Orientador(es): Cerqueira, Teresa Cristina Siqueira
Assunto: Estudantes com necessidades educativas especiais
Educação especial
Educação inclusiva
Crianças autistas - aprendizagem
Data de apresentação: 2014
Data de publicação: 16-Out-2015
Referência: AZEVEDO, Sabrina Maria Cezario de. Estudantes autistas incluidos em classes regulares: percepções de professores e colegas de classe. 2014. 96 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo compreender as percepções dos docentes e das crianças com desenvolvimento típico acerca da inclusão de estudantes autistas em suas classes regulares inclusivas, em duas escolas públicas da cidade de Brasília. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho exploratório, que visa uma familiarização com o problema estudado utilizando levantamento bibliográfico, roteiro de entrevistas e análise de exemplos para melhor compreensão. Esta pesquisa utilizou como instrumentos entrevistas semiestruturadas com seis docentes e produção de desenhos feitos por algumas das crianças das classes estudadas, a partir de rodas de conversa realizadas com as mesmas. Assim, os professores salientaram diversas dificuldades no processo de inclusão, como a falta de formação docente para a educação especial e a dificuldade em atender a todas as demandas particulares de cada estudante da classe. Os docentes também evidenciaram elementos que compõem o processo de inclusão escolar, como as necessárias adaptações curriculares, a presença dos monitores em sala de aula e a importância das outras crianças no melhor desenvolvimento do estudante autista. As crianças, em seus desenhos e nas rodas de conversa, mostraram sua percepção acerca da inclusão, e de seu colega autista incluído; elas demonstraram perceber que este é diferente a partir de alguns de seus comportamentos e das atividades que realizam na escola. Contudo, salientaram que são amigos, apesar das singularidades de cada um. Conclui-se que os professores ainda veem a inclusão como um grande desafio, mesmo que evidenciem a importância da mesma para que seu aluno autista se desenvolva. Acredita-se que a presente pesquisa contribui para o melhor entendimento do processo de inclusão, pois traz diversas reflexões acerca da inserção do estudante autista nas classes regulares, e de como ele está se desenvolvendo neste ambiente. __________________________________________________________________________ ABSTRACT
The purpose of this study is to understand the teachers and the typically developing children’s perceptions of the inclusion of autistic students in their regular classrooms in two public schools of Brasilia. This exploratory qualitative research aims the acquaintance of the present problem through bibliographic survey, interview schedules and example analyzes to a better comprehension. The instruments used were semi-structured interviews carried out with six teachers and drawings made by classmates of the studied classrooms during circle time. This way, the teachers emphasized several problems related to the inclusion process, such as lack of preparation and the difficulty of managing the particular demands from each student in the classroom. The teachers also pointed out some elements that form the inclusion education process, like the curricular adaptation, the presence of monitors in the classrooms and the importance of other students for the full development in autistic children. The students showed, through their drawings and conversations during circle time, their perception of inclusion education and of their included autistic classmates; they seem to notice that these classmates are different somehow due to their behavior and activities done at school. However, it is possible to be friends despite some peculiarities. It was concluded that even though teachers face inclusion education as a huge challenge, it is important to the autistic student’s development. The current research provides a better comprehension of the inclusion education process for it brings several thoughts about the inclusion of autistic students in regular classes and how these children are developing in this environment.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2014.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons