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dc.contributor.advisorRodrigues, Maria Alexandra Militão-
dc.contributor.authorFonseca, Mônica Padilha-
dc.identifier.citationFONSECA, Mônica Padilha. O movimento estudantil como espaço dialógico de formação. 2008. 98 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2008.en
dc.description.abstractEste Trabalho Final de Curso de graduação do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação na Universidade de Brasília trata de pesquisar o movimento estudantil como um espaço de formação. Para isso, foi baseado na concepção de educação libertadora, a partir principalmente das idéias do educador Paulo Freire, com contribuições de outros autores, destacando Juan Diaz Bordenave. A pesquisa desenvolvida foi a partir de uma perspectiva qualitativa, em que se analisaram as idéias de um grupo pequeno de sujeitos-colaboradores (11 estudantes) que participaram de forma intensa dentro do movimento estudantil. Essa pesquisa foi elaborada com estudantes da Universidade de Brasília, que fizeram seus cursos no período entre 2002 e 2008. Com esse estudo conseguimos sistematizar várias experiências, demonstrando que o movimento estudantil é um espaço efetivo de formação no domínio e construção de saberes, no desenvolvimento de habilidades e competências de expressão e comunicação, de construção coletiva e democrática, de formação política e de cidadania, enfim, de formação humana libertadora.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordMovimentos estudantisen
dc.subject.keywordPedagogia da libertaçãoen
dc.subject.keywordMovimentos sociaisen
dc.titleO movimento estudantil como espaço dialógico de formaçãoen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2010-09-23T11:15:19Z-
dc.date.available2010-09-23T11:15:19Z-
dc.date.issued2010-09-23T11:15:19Z-
dc.date.submitted2008-12-04-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/1118-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.description.abstract1This is a Pedagogy undergraduate conclusion work from Universidade de Brasília, which investigates the educational development inside student activism. This study is based on the free and dialogical concept of education, which has in Paulo Freire its main author. This is a qualitative research and the necessary information to support the theme was gathered from answers from a small group of students that spent a great amount of time in student activism. They are students from Universidade de Brasília and course their undergraduation between 2002 and 2008. This work organized the student’s experiences showing that student movement is an important space to build knowledge, develop communication skills, live a real democracy, educate in politics and citizenship, that is, to create free human beings.en
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2008.12.TCC.1118pt_BR
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