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Título: Competências gerenciais relevantes às atividades-meio de uma Instituição Federal de Ensino Superior no contexto de modernização do Estado brasileiro
Autor(es): Campos, Sérgio Emídio de Azevêdo
Orientador(es): Odelius, Catarina Cecília
Assunto: Competências gerenciais
Universidades e faculdades - administração de pessoal
Servidores públicos
Data de apresentação: 2006
Data de publicação: 22-Set-2010
Referência: CAMPOS, Sérgio Emídio de Azevêdo. Competências gerenciais relevantes às atividades-meio de uma Instituição Federal de Ensino Superior no contexto de modernização do Estado brasileiro. 2006. 65 f. Monografia (Especialização em Gestão de Pessoas)-Universidade de Brasília, Brasília, 2006.
Resumo: Diante das exigências trazidas pela globalização nas últimas décadas do século XX, as organizações foram obrigadas a buscar o crescimento constante para continuarem acompanhando as tendências do mercado, onde o homem é visto como elemento principal de todo e qualquer processo de mudança nas relações de trabalho e de modernização das organizações. Nesse contexto, muitas empresas começaram a repensar a gestão das competências, onde as tradicionais práticas de treinamento e desenvolvimento parecem não responder às novas demandas do mercado. A administração pública tem procurado acompanhar essas tendências por meio de ações voltadas para a reforma do Estado brasileiro na tentativa de reestruturar e modernizar a máquina administrativa, identificando as competências dos seus servidores a partir das terminologias desenvolvidas no setor privado. Assim, este trabalho teve como principal objetivo elaborar um mapeamento de competências gerenciais mais adequadas à natureza das atividades desenvolvidas pelos gerentes para que contribuam para o alcance dos resultados organizacionais em uma Instituição Federal de Ensino Superior no contexto de modernização do Estado brasileiro. O referencial teórico abordou as competências individuais e organizacionais, focando em competências gerenciais. O levantamento de dados abrangeu análise documental e entrevistas, realizadas com o uso de roteiro semi-estruturado. Tendo em vista a experiência do autor em vários anos de serviços dedicados à instituição em estudo, as entrevistas foram realizadas individualmente com dezoito gerentes, selecionados entre os que possuíam maior conhecimento da estratégia, da missão, dos valores, dos processos e da cultura da organização, visando ao mapeamento de competências gerenciais. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo e foi verificada a freqüência com que foram mencionados. Concluiu-se que as competências apontadas pelos gerentes pesquisados são semelhantes às competências gerenciais delimitadas pela administração pública federal, e que eles consideram deter essas competências em parâmetros que consideram satisfatórios, se levados em consideração o contexto e as condições oferecidas aos gestores públicos.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, 2006.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2006.TCC.1117
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