Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/1117
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2006_SergioEmidioCampos.pdf592,16 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorOdelius, Catarina Cecília-
dc.contributor.authorCampos, Sérgio Emídio de Azevêdo-
dc.identifier.citationCAMPOS, Sérgio Emídio de Azevêdo. Competências gerenciais relevantes às atividades-meio de uma Instituição Federal de Ensino Superior no contexto de modernização do Estado brasileiro. 2006. 65 f. Monografia (Especialização em Gestão de Pessoas)-Universidade de Brasília, Brasília, 2006.en
dc.descriptionMonografia (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, 2006.en
dc.description.abstractDiante das exigências trazidas pela globalização nas últimas décadas do século XX, as organizações foram obrigadas a buscar o crescimento constante para continuarem acompanhando as tendências do mercado, onde o homem é visto como elemento principal de todo e qualquer processo de mudança nas relações de trabalho e de modernização das organizações. Nesse contexto, muitas empresas começaram a repensar a gestão das competências, onde as tradicionais práticas de treinamento e desenvolvimento parecem não responder às novas demandas do mercado. A administração pública tem procurado acompanhar essas tendências por meio de ações voltadas para a reforma do Estado brasileiro na tentativa de reestruturar e modernizar a máquina administrativa, identificando as competências dos seus servidores a partir das terminologias desenvolvidas no setor privado. Assim, este trabalho teve como principal objetivo elaborar um mapeamento de competências gerenciais mais adequadas à natureza das atividades desenvolvidas pelos gerentes para que contribuam para o alcance dos resultados organizacionais em uma Instituição Federal de Ensino Superior no contexto de modernização do Estado brasileiro. O referencial teórico abordou as competências individuais e organizacionais, focando em competências gerenciais. O levantamento de dados abrangeu análise documental e entrevistas, realizadas com o uso de roteiro semi-estruturado. Tendo em vista a experiência do autor em vários anos de serviços dedicados à instituição em estudo, as entrevistas foram realizadas individualmente com dezoito gerentes, selecionados entre os que possuíam maior conhecimento da estratégia, da missão, dos valores, dos processos e da cultura da organização, visando ao mapeamento de competências gerenciais. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo e foi verificada a freqüência com que foram mencionados. Concluiu-se que as competências apontadas pelos gerentes pesquisados são semelhantes às competências gerenciais delimitadas pela administração pública federal, e que eles consideram deter essas competências em parâmetros que consideram satisfatórios, se levados em consideração o contexto e as condições oferecidas aos gestores públicos.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordCompetências gerenciaisen
dc.subject.keywordUniversidades e faculdades - administração de pessoalen
dc.subject.keywordServidores públicosen
dc.titleCompetências gerenciais relevantes às atividades-meio de uma Instituição Federal de Ensino Superior no contexto de modernização do Estado brasileiroen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãoen
dc.date.accessioned2010-09-22T13:09:57Z-
dc.date.available2010-09-22T13:09:57Z-
dc.date.issued2010-09-22T13:09:57Z-
dc.date.submitted2006-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/1117-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2006.TCC.1117-
Aparece na Coleção:Gestão de Pessoas



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons