Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/11176
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_BrunaPratesideOliveira.pdf3,02 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Uma etnografia do slow food e da Central do Cerrado : tendências do alimento bom, limpo e justo
Autor(es): Oliveira, Bruna Pratesi de
Orientador(es): Lobo, Andréa de Souza
Assunto: Slow food
Produtos ecossociais
Cerrado - produtos ecossociais
Consumo consciente
Consumo alimentar
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 17-Set-2015
Referência: OLIVEIRA, Bruna Pratesi de. Uma etnografia do slow food e da Central do Cerrado: tendências do alimento bom, limpo e justo. 2015. 100 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Sociais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Este estudo tem como objetivo explicitar elementos do universo que compõe o imaginário dos produtos ecossociais. A proposta analisa os discursos e práticas dos agentes envolvidos em novas tendências do consumo alimentar, a partir da Central do Cerrado e do Slow Food Cerrado. Com o intuito de compreender as particularidades do ato de compra consciente, busca-se destrinchar premissas na interação dos atores. O que seriam produtos ecossociais? Como o fenômeno ideológico de alimento bom, limpo e justo se propaga nas tendências alimentares? Os resultados indicam que os alimentos ecossociais articulam sistemas que caracterizam o nicho de consumo. Sendo eles, a construção do gosto, a proposta ética envolvida na compra responsável e os anseios frente os riscos alimentares. Esses sistemas nos ajudam a esmiuçar a complexa relação que o grupo analisado constrói frente suas escolhas alimentares e como as mesmas os colocam no mundo, expressando ansiedades, propondo mudanças, distinções e identidades.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Antropologia, 2015.
Aparece na Coleção:Ciências Sociais - Antropologia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons