Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/11168
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_BeatrizSousadeOliveira.pdf1,17 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Conselhos gestores de políticas públicas : principais diferenças institucionais no governo FHC e Lula
Autor(es): Oliveira, Beatriz Sousa de
Orientador(es): Araújo, Suely Mara Vaz Guimarães de
Assunto: Cardoso, Fernando Henrique, 1931- política e governo
Silva, Luiz Inácio Lula da, 1945- política e governo
Conselhos gestores de políticas públicas
Participação social
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 16-Set-2015
Referência: OLIVEIRA, Beatriz Sousa de. Conselhos gestores de políticas públicas : principais diferenças institucionais no governo FHC e Lula. 2015. 77 f., il. Monografia (Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: O presente trabalho buscou analisar os conselhos gestores de políticas públicas em duas épocas especificas na história do Brasil, sendo eles a gestão do presidente Fernando Henrique Cardoso e os dois mandatos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A pesquisa pautou-se nas diferenças institucionais em relação aos conselhos gestores nesses períodos. Foram analisados documentos reguladores dos conselhos para entender suas dinâmicas e funcionamento, com intuito de compreender até que ponto essa ferramenta participativa tem sido efetiva e democrática. Foram abordadas as categorias relacionadas a composição, caráter e data de criação, para que assim pudesse se chegar à uma conclusão com relação a esses conselhos. Para basear a análise, adotou-se uma série de autores, tais como Avritzer (2007, 2010), Rousseau (2002 [1972]), Miguel (2005) e especialmente Teixeira (2013), que realizou um estudo profundo sobre a participação social no Brasil, em especial, os conselhos gestores. O gestor Avelino, da Secretaria Geral da Presidência, concedeu uma entrevista para explicar o Decreto n° 8.243/2014, que cria a Política Nacional de Participação Social (PNPS). Esse decreto foi importante para colocar na agenda de debates o assunto sobre participação social, porém causou demasiada polêmica pelo seu texto. Logo, é interessante entendê-lo para saber como afeta a dinâmica de participação social no Brasil, em especial os conselhos gestores. Foram analisados os órgãos colegiados do Ministério do Meio Ambiente e do Ministério da Cidade, para aprofundar o estudo sobre participação social. Com os dados coletados, foi possível verificar que prevalece nos conselhos gestores a participação do poder público, mais do que a participação social, porém também se observa um aumento de meios participativos e de suas deliberações. Percebe-se que atitudes foram tomadas com relação à participação social, mas ainda há um longo caminho a percorrer para o Brasil chegar na democracia participativa de fato.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Gestão de Políticas Públicas, 2015.
Aparece na Coleção:Gestão de Políticas Públicas



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons