Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/11140
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_LuizaAlencarAzevedo_YagodaSilvaSantos.pdf2,47 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Mineração de dados aplicada ao estudo da evasão e desempenho dos alunos do bacharelado em Ciência da Computação da Universidade de Brasília
Autor(es): Azevedo, Luiza Alencar
Santos, Yago da Silva
Orientador(es): Corrêa, Jan Mendonça
Coorientador(es): Walter, Maria Emília Machado Telles
Assunto: Mineração de dados
Evasão universitária
Universidade de Brasília (UnB) - Ciência da Computação
Estudantes universitários
Data de apresentação: 27-Ago-2015
Data de publicação: 10-Set-2015
Referência: AZEVEDO, Luiza Alencar; SANTOS, Yago da Silva. Mineração de dados aplicada ao estudo da evasão e desempenho dos alunos do bacharelado em Ciência da Computação da Universidade de Brasília. 2015. xi, 129 f., il. Monografia (Licenciatura em Computação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: A evasão no ensino superior é um problema que aflige as Instituições de Ensino públicas e privadas. A aprovação do aluno em uma Instituição de Ensino Superior não é suficiente para garantir que o mesmo permaneça e conclua a graduação. Analisando estudos anteriores realizados no Departamento de Ciência da Computação da Universidade de Brasília, verificou-se que as taxas de reprovação nas disciplinas obrigatórias iniciais são altas e que as taxas de evasão estão em crescimento. Por meio do processo de mineração de dados e análise estatística, esse trabalho visa obter informações que permitam ao Departamento identificar as principais causas de evasão nos semestres iniciais no Bacharelado em Ciência da Computação.
Abstract: The evasion in higher education is a problem that a_icts the institutions of public and private education. The approval of the student in a higher education institution is not enough to ensure that it remains complete and graduation. Analyzing previous studies in the Department of Computer Science at the University of Brasilia, it was found that repetition rates in the early compulsory subjects are high and the dropout rates are on the rise. Through data mining and statistical analysis process, this work aims to obtain information to enable the Department to identify the main causes of dropout in the early semesters Bachelor of Computer Science.
Informações adicionais: Monografia (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2015.
Aparece na Coleção:Computação



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons