Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/11128
Título: | Pensamento autônomo e alfabetização matemática : intervenção psicopedagógica em prol do desenvolvimento das estruturas lógicas fundamentais |
Autor(es): | Rego, Livia Tavares Pereira |
Orientador(es): | Neves, Regina da Silva Pina |
Assunto: | Intervenção psicopedagógica Pensamento autônomo Matemática - estudo e ensino Matemática - dificuldades de aprendizagem Crianças - intervenção psicopedagógica |
Data de apresentação: | 2015 |
Data de publicação: | 10-Set-2015 |
Referência: | REGO, Livia Tavares Pereira. Pensamento autônomo e alfabetização matemática: intervenção psicopedagógica em prol do desenvolvimento das estruturas lógicas fundamentais. 2015. 82 f., il. Monografia (Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. |
Resumo: | O Bloco Inicial de Alfabetização (BIA) do Distrito Federal é formado pelos três primeiros anos do Ensino Fundamental e visa à aquisição do Sistema de Escrita Alfabética e da alfabetização matemática das crianças, já que para realizar uma leitura do mundo que as cerca e se tornar cidadãs ativas, os conceitos matemáticos são fundamentais. O objetivo desta pesquisa foi realizar intervenções psicopedagógicas com uma estudante tida como “com dificuldade” na área de matemática por meio de atividades que levassem ao desenvolvimento do pensamento autônomo e da criação de estratégias para resolução de problemas. As intervenções foram planejadas de acordo com as avaliações da estudante, constatando-se a necessidade de trabalho com as estruturas lógicas que são fundamentais para a construção de conceitos. A metodologia utilizada foi a pesquisa de intervenção (Fávero 2011), pois ela tem como característica a transformação do sujeito enquanto construtor de seu conhecimento. Considera-se importante o trabalho pautado no desenvolvimento da autonomia, pois o pensamento autônomo é uma das bases do pensamento matemático. Foi concluído que a compreensão do erro como parte do processo de aprendizagem e o trabalho com situações problemas e atividades com potencial lúdico possibilitaram a mediação dos conhecimentos com real compreensão por meio de atividades significativas. |
Informações adicionais: | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, 2015. |
Aparece na Coleção: | Psicopedagogia Clínica e Institucional
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons