Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Neves, Regina da Silva Pina | - |
dc.contributor.author | Rego, Livia Tavares Pereira | - |
dc.identifier.citation | REGO, Livia Tavares Pereira. Pensamento autônomo e alfabetização matemática: intervenção psicopedagógica em prol do desenvolvimento das estruturas lógicas fundamentais. 2015. 82 f., il. Monografia (Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. | en |
dc.description | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, 2015. | en |
dc.description.abstract | O Bloco Inicial de Alfabetização (BIA) do Distrito Federal é formado pelos três primeiros anos do Ensino Fundamental e visa à aquisição do Sistema de Escrita Alfabética e da alfabetização matemática das crianças, já que para realizar uma leitura do mundo que as cerca e se tornar cidadãs ativas, os conceitos matemáticos são fundamentais. O objetivo desta pesquisa foi realizar intervenções psicopedagógicas com uma estudante tida como “com dificuldade” na área de matemática por meio de atividades que levassem ao desenvolvimento do pensamento autônomo e da criação de estratégias para resolução de problemas. As intervenções foram planejadas de acordo com as avaliações da estudante, constatando-se a necessidade de trabalho com as estruturas lógicas que são fundamentais para a construção de conceitos. A metodologia utilizada foi a pesquisa de intervenção (Fávero 2011), pois ela tem como característica a transformação do sujeito enquanto construtor de seu conhecimento. Considera-se importante o trabalho pautado no desenvolvimento da autonomia, pois o pensamento autônomo é uma das bases do pensamento matemático. Foi concluído que a compreensão do erro como parte do processo de aprendizagem e o trabalho com situações problemas e atividades com potencial lúdico possibilitaram a mediação dos conhecimentos com real compreensão por meio de atividades significativas. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Intervenção psicopedagógica | en |
dc.subject.keyword | Pensamento autônomo | en |
dc.subject.keyword | Matemática - estudo e ensino | en |
dc.subject.keyword | Matemática - dificuldades de aprendizagem | en |
dc.subject.keyword | Crianças - intervenção psicopedagógica | en |
dc.title | Pensamento autônomo e alfabetização matemática : intervenção psicopedagógica em prol do desenvolvimento das estruturas lógicas fundamentais | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | en |
dc.date.accessioned | 2015-09-10T15:26:50Z | - |
dc.date.available | 2015-09-10T15:26:50Z | - |
dc.date.issued | 2015-09-10T15:26:50Z | - |
dc.date.submitted | 2015 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/11128 | - |
dc.language.iso | Português | en |
Aparece na Coleção: | Psicopedagogia Clínica e Institucional
|