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Título: Concepções de estudantes de pedagogia e professores da rede pública sobre a problemática das drogas nas escolas
Autor(es): Cruz, João Pedro Corrêa
Orientador(es): Legnani, Viviane Neves
Assunto: Adolescência
Drogas
Adolescentes - drogas
Professores - capacitação
Data de apresentação: 8-Dez-2014
Data de publicação: 8-Set-2015
Referência: CRUZ, João Pedro Corrêa. Concepções de estudantes de pedagogia e professores da rede pública sobre a problemática das drogas nas escolas. 2014. 54 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Verificamos nesse artigo as concepções de professores e alunos de Pedagogia sobre uso de drogas por adolescentes nas escolas. Para contextualizar e caracterizar o discurso, apresentamos as dificuldades que as instituições escolares e tais profissionais possuem em lidar com a adolescência contemporânea, a qual se difere em muitos aspectos da adolescência constituída no século XX. Assim, questionamos a visão naturalizada que ainda prevalece nas concepções dos professores sobre essa etapa de vida, destacando que a mesma não lhes possibilita a percepção de que também contribuem para com a atual situação dos adolescentes. Analisamos os vários impasses que os jovens vivenciam durante essa etapa e destacamos a temática do uso precoce de drogas lícitas ou ilícitas, questão que, a nosso ver, merece uma reflexão cuidadosa por parte dos educadores. Buscamos ainda refletir sobre o discurso de futuros docentes em formação na Faculdade de Educação da Universidade de Brasília, a fim de percebermos informações que indiquem elementos de melhora do processo de formação de professores, sobretudo a respeito do assunto tratado. ____________________________________________________________________________ ABSTRACT
We verified in this article teachers and Pedagogy students‟ conceptions about drug use by teenagers at school. To contextualize and characterize the speech, we present the difficulties that educational institutions and professionals have to deal with contemporary adolescence that differs on many aspects from 20th century adolescence. Therefore we questioned the naturalized view that stills prevails on teachers conceptions about this life stage, highlighting that this conceptions don‟t allow them to realize they also contribute to teenagers current situation. We analyzed the amount of troubles that youth experience during this stage and we emphasize the premature use of legal and illegal drugs use issue, which in our concept deserves a careful thinking by educators. We also reflected on the speech of graduating instructors of Faculdade de Educação da Universidade de Brasília to search data that shows improvement on teachers‟ formation process, above all on the subject matter.
Informações adicionais: Monografia (licenciatura)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2014.
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