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https://bdm.unb.br/handle/10483/11103
Título: | Representações sociais de professores do sistema público de ensino do Distrito Federal sobre orientação educacional |
Autor(es): | Barbosa, Igor Monteiro |
Orientador(es): | Cerqueira, Teresa Cristina Siqueira |
Assunto: | Professores - representações sociais Orientação educacional Escolas Professores - formação |
Data de apresentação: | 12-Dez-2014 |
Data de publicação: | 8-Set-2015 |
Referência: | BARBOSA, Igor Monteiro. Representações sociais de professores do sistema público de ensino do Distrito Federal sobre orientação educacional. 2014. 51 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014. |
Resumo: | O presente estudo visa identificar representações que os professores têm sobre a Orientação Educacional, baseado na teoria das Representações Sociais, introduzida por Serge Moscovici, nos conceitos históricos da Orientação Educacional e pautado por um método de matriz epistemológica qualitativa. Para a coleta de dados, foi aplicado um questionário de perguntas subjetivas para quatro professores do sistema público de ensino do Distrito Federal, selecionados por conveniência. Para a análise dos resultados, foi feita a interpretação das respostas fornecidas pelos respondentes, além da utilização de uma adaptação da técnica de análise de conteúdo. Os resultados obtidos indicam que para os participantes, a presença de orientadores educacionais nas escolas deveria ser obrigatória, mesmo não havendo total clareza quanto à sua função nas instituições de ensino. Conclui-se, então, que a Orientação Educacional desempenha papel fundamental na formação, desenvolvimento de relações interpessoais e ensino-aprendizagem. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2014. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
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