Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/11103
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_IgorMonteiroBarbosa.pdf189,69 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Representações sociais de professores do sistema público de ensino do Distrito Federal sobre orientação educacional
Autor(es): Barbosa, Igor Monteiro
Orientador(es): Cerqueira, Teresa Cristina Siqueira
Assunto: Professores - representações sociais
Orientação educacional
Escolas
Professores - formação
Data de apresentação: 12-Dez-2014
Data de publicação: 8-Set-2015
Referência: BARBOSA, Igor Monteiro. Representações sociais de professores do sistema público de ensino do Distrito Federal sobre orientação educacional. 2014. 51 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: O presente estudo visa identificar representações que os professores têm sobre a Orientação Educacional, baseado na teoria das Representações Sociais, introduzida por Serge Moscovici, nos conceitos históricos da Orientação Educacional e pautado por um método de matriz epistemológica qualitativa. Para a coleta de dados, foi aplicado um questionário de perguntas subjetivas para quatro professores do sistema público de ensino do Distrito Federal, selecionados por conveniência. Para a análise dos resultados, foi feita a interpretação das respostas fornecidas pelos respondentes, além da utilização de uma adaptação da técnica de análise de conteúdo. Os resultados obtidos indicam que para os participantes, a presença de orientadores educacionais nas escolas deveria ser obrigatória, mesmo não havendo total clareza quanto à sua função nas instituições de ensino. Conclui-se, então, que a Orientação Educacional desempenha papel fundamental na formação, desenvolvimento de relações interpessoais e ensino-aprendizagem.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2014.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons