Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/11092
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_IrviaJohnsonVasconcelosElias.pdf386,46 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Correlação entre os mercados acionários
Autor(es): Elias, Irvia Johnson Vasconcelos
Orientador(es): Silva, César Augusto Tibúrcio
Assunto: Ações (Finanças) - mercado
Finanças
Ações (Finanças)
Data de apresentação: 2014
Data de publicação: 4-Set-2015
Referência: ELIAS, Irvia Johnson Vasconcelos. Correlação entre os mercados acionários. 2014. 17 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: A correlação entre os mercados acionários é objeto importante de estudo na área de finanças, visto que a variação da correlação impacta a maneira de se investir no mercado. De modo que com o crescimento do mercado brasileiro, representado pela BM&FBovespa, se faz necessário a atenção na sua correlação com os principais mercados internacionais ao longo dos anos. O objetivo dessa pesquisa é, portanto, analisar a correlação existente entre o mercado brasileiro e outros dezesseis mercados mundiais a fim de saber se a correlação variou ao longo do tempo. Para a pesquisa foram utilizados dados dos retornos das dezessete bolsas mundiais no período de 1995 a 2013. Esses dados foram devidamente tratados e transpostos para os resultados de modo, a saber, suas estatísticas descritivas, o resultado das correlações de cinco, dez e um ano e a regressão. Pelos resultados, pode-se afirmar que no período em questão a correlação variou de forma crescente, na maioria das bolsas consideradas, ao longo dos anos. Esse efeito do aumento da correlação dos mercados faz com que haja a diminuição dos possíveis benefícios da diversificação de investimentos e pode ser causado pela alta integração dos mercados na presente configuração de um mundo globalizado, com informações rápidas e tempestivas aos investidores do mercado mobiliário.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Curso de Ciências Contábeis, 2014.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons